BGS 2022 – Sonic Symphony faz brilhante estreia mundial dentro do evento

13 de outubro de 2022
BGS 2022 - Sonic Symphony faz brilhante estreia mundial dentro do evento

Por volta de seis horas da tarde do dia 12 de outubro, último dia da BGS 2022 e, consequentemente, nos últimos momentos, a arena montada pela organização, para atividades com público e torneios de eSports, já estava lotada. Era muito fácil ver pessoas vestindo azul em vários cantos do espaço.

Mesmo com a demora dos acertos finais para um evento deste porte, o público seguiu fiel, participando das atividades que o palco da BGS oferecia aos visitantes, com apoio dos patrocinadores. Esse azul, que predominava o espaço, geralmente vinha acompanhado de itens ou desenhos de um certo mascote azul que completou três décadas de história e trouxe um momento único ao evento.

BGS 2022 - Sonic Symphony faz brilhante estreia mundial dentro do evento

É claro que estou falando de Sonic e sua sinfonia, chamada de “Sonic Symphony”. Liderada pelo músico japonês “mais brasileiro de todos os tempos”, Shota Nakama, a orquestra com 50 músicos fez uma verdadeira viagem aos 30 anos de legado do mascote da SEGA, em forma de experiência musical. O evento não pôde ser gravado, por se tratar de uma première. Também não foi transmitido ao vivo pela BGS, a pedido da organização do concerto, mas acredito que em breve conteúdos sobre a orquestra serão disponibilizados.

A “viagem”, inclusive, começou em 1991, quando um pot-pourri apresentou as músicas de todos os estágios de Sonic the Hedgehog, o primeiro jogo da série. Não faltou, inclusive, o tema da missão bônus. Em seguida, o legado continuou sendo homenageado, em forma de músicas de Sonic 2, Sonic & Knuckles e Sonic Mania. Até jogos “esquecidos”, como os games de Master System / Game Gear, foram lembrados.

Como prometido, também teve rock em meio a violinos e percussão. Escape from the City, clássico tema de Sonic Adventure 2 do Dreamcast, por exemplo, levantou o público, que cantou a plenos pulmões a canção. Que como todos sabemos, é uma das preferidas dos fãs de Sonic.

Apenas um problema, que deve ser avaliado pela equipe responsável da BGS, precisa ser mencionado: a apresentação aconteceu em um local cercado de estandes, os quais seguiam suas atividades normalmente, com música alta e apresentadores falando com o público. Entendo que, para um evento desta natureza, mesmo que em um horário especial, toda a BGS deveria ser interrompida, para que uma apresentação deste porte, seja a Sonic Symphony ou qualquer outra do gênero, sejam oferecidas como parte do encerramento da feira.

BGS 2022 - Sonic Symphony faz brilhante estreia mundial dentro do evento

Foi realmente decepcionante ter que dividir os ouvidos entre o trabalho dos músicos e músicas eletrônicas de estandes em volta. Que não são “culpados” de forma alguma, afinal estão ali exatamente para fazer o que estavam fazendo. Apenas acho que um pouco mais de cuidado na hora de programar uma atração musical deste porte, e fazer algo que mantivesse apenas o som dos instrumentos na apresentação, ajudaria a melhorar ainda mais a experiência.

Fora isso, foi, com certeza, uma noite inesquecível para os fãs de Sonic. A orquestra e Shota Nakama não foram pelo “caminho fácil”, interpretando apenas os sucessos da franquia, para arrancar aplausos. Escolheram contar a história do mascote azul, passando por seus vários momentos, entregando ao fã do ouriço uma rica e nostálgica viagem no tempo.

Para se ter uma ideia do que pode vir por aí (e torcendo por um retorno ao Brasil), veja o vídeo abaixo, com o concerto comemorativo de 30 anos, que aconteceu em 2021, em formato online:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais