Discos de vinil batem recorde de vendas nos EUA em 2022

11 de janeiro de 2023
Discos de vinil batem recorde de vendas nos EUA em 2022

Apesar do disco de vinil, falando como produto de massas, já ter sido superado pelo CD, que foi superado pelas mídias digitais, que agora estão firmes e fortes nos serviços de streaming, o famoso “bolachão” nunca deixou de existir, contando com aficcionados fiéis que, entre discos clássicos e discos novos, sempre mantiveram a chama da música analógica acesa.

E, com a crescente do interesse pelos discos de vinil, mais discos novos estão sendo feitos neste formato, e mais vendas estão sendo realizadas. Prova disso vem com a Luminate, companhia que monitora vendas musicais, e afirma que só no Natal de 2022, foram vendidos nos Estados Unidos cerca de 2 milhões de 200 mil unidades de discos de vinil.

Já em todo o ano de 2022, foram quase 42 milhões de discos vendidos, nos Estados Unidos, o que representa um aumento de 3,6% nas vendas. Quem mais vendeu vinil por lá neste ano foi Taylor Swift, que levou 68 mil cópias de seu Midnights em vinil para as vitrolas de seus fãs. Também houve registros de aumento de venda de vinil em outros países, como o Reino Unido.

Inclusive, o novo álbum de Taylor Swift está disponível em vinil na Amazon, com preços entre R$ 321 e R$ 499.

Seja por seu aspecto retrô, ou pela vontade de apreciar a música de forma diferente do formato “acelerado” proposto pela Internet e streamings, o formato analógico continua com pessoas fiéis e que preferem ouvir seus estilos favoritos em discos de vinil, e também fitas cassete. Impulsionadas pelo sucesso de Guardiões da Galáxia e Stranger Things, onde seus personagens usam tais mídias, já havia registros de aumento de vendas das fitas há cinco anos atrás, com o filme da Marvel e a série da Netflix lançando suas trilhas sonoras neste formato.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais