A rádio Flashback de GTA III e a homenagem ao clássico Scarface
Scarface é uma das grandes influências para a existência de GTA. Tanto é que Vice City é praticamente uma homenagem ao filme de 1983, já que se passa “no mesmo lugar”, tem muita coisa em comum com o filme, como o fato de construir um império com empresas dos mais variados setores, e ainda apresenta uma mansão muito parecida com a de Tony Montana.
Sem falar do easter egg da motosserra em um hotel, referência mais do que direta ao longa.
Mas GTA III, apesar de se passar nos anos 2000 e na nova-iorquina Liberty City, também já trazia suas homenagens ao filme de Al Pacino, e dirigido por Brian de Palma. A forma encontrada pelos desenvolvedores da Rockstar em prestar este tributo veio em forma de música, na famosa rádio Flashback FM.
A lista de músicas, que tocam em uma playlist que mescla com comerciais e locução são as seguintes:
- Debbie Harry – “Rush Rush”
- Elizabeth Daily – “Shake It Up”
- Paul Engemann – “Scarface (Push It To The Limit)”
- Amy Holland – “She’s On Fire”
- Elizabeth Daily – “I’m Hot Tonight”
Todas estas músicas estão presentes na trilha sonora de Scarface, olha só:
Aqui temos toda a faixa da Flashback FM, com locução e comerciais:
Todas, inclusive, foram produzidas por Giorgo Moroder, músico italiano que cuidou da trilha sonora do filme. Moroder iniciou sua carreira nos anos 70, inovando a disco music da época usando e abusando de sintetizadores, sendo um dos primeiros músicos “digitais” da história, sendo considerado um dos “pais” da música eletrônica. Nos anos 80, o músico também foi presença constante no cinema, compondo músicas ou produzindo trilhas para filmes como Falcão – O Campeão dos Campeões, História sem Fim, A Marca da Pantera, Flashdance, Top Gun e Um Tira da Pesada II, além claro, de Scarface.
Há duas coisas bem interessantes ainda pra falar sobre essa rádio. A primeira é que a locutora da rádio se chama Toni, a garota da foto abaixo, que também aparece em Vice City e que tem um nome que é uma clara homenagem à Tony Montana, o Scarface:
Outra coisa curiosa é que o Cartel Colombiano do game também adora a rádio. É a segunda mais ouvida, e o jogador tem grandes chances de pegar um carro da gangue e já estar sintonizada nas 95.6 da Flashback FM. É outra homenagem, pois também há um cartel colombiano no filme com Al Pacino, que tem uma grande importância na trama.
A própria trilha de Scarface tem muito de sintetizador, deixando a trilha como uma cara de anos 80 que só um filme daquela época consegue ter. A Rockstar, que já iria homenagear o filme em Vice City, acabou encontrando no seu jogo antecessor um meio de homenagear um longa que, embora esquecido pelo Oscar (não teve nenhuma indicação), marcou gerações e, é justamente por Tony Montana ter existido, que GTA é o game que é, até hoje.