Livro da Janis Joplin celebra a carreira de uma das maiores vozes do rock
A voz de Janis Joplin é única, e com razão é celebrada como uma das mais importantes da história do rock. Mas, por trás de suas músicas e todo o sucesso de uma carreira meteórica, há toda uma vida que, em seus 27 anos, teve história suficiente para garantir uma grande biografia. É o que o livro Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música busca apresentar, em suas cinco décadas de legado.
Holly George-Warren, jornalista e uma das mais respeitadas cronistas da história da música dos Estados Unidos, é a responsável pela biografia, foi atrás de familiares da cantora, amigos, colegas de banda e pesquisou documentos, arquivos, diários e entrevistas do passado para produzir o livro. Ela buscou produzir um perfil bem aproximado de cada ano de vida da cantora, que faleceu em 4 de outubro de 1970.
De acordo com Editora Seoman, responsável pelo lançamento nacional do livro, o estilo da biografia é “radiante e intimista”, e procura consolidar Janis como uma vanguardista musical: “Uma mulher rebelde, dona de grande astúcia e personalidade complexa, que rompeu regras e desafiou todas as convenções de gênero em sua época, abrindo caminho para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico sem serem tão oprimidas pelo universo machista existente no meio musical”.
Laura Joplin, irmã da cantora, também elogiou o trabalho: “Uma descrição magnífica e muito interessante de Janis. Holly George-Warren tem um estilo de escrita atraente e cativante, e fiquei impressionada com a profundidade de suas novas entrevistas e informações”.
A biografia já está disponível, e pode ser encontrada na Amazon.