Resident Evil 2 também teve um vídeo em live action (na verdade, dois)

3 de fevereiro de 2023
Resident Evil 2 também teve um vídeo em live action (na verdade, dois)

Quando falamos de Resident Evil e “vídeo com atores reais”, a primeira coisa que vem na nossa memória são os vídeos presentes no primeiro game da série, lançado em 1996. O famoso vídeo de abertura e os dos finais são icônicos e sempre são lembrados por quem jogou. Entretanto, a partir do segundo game, a Capcom trocou os atores reais por cenas em computação gráfica.

De qualquer forma, existe sim um vídeo de Resident Evil 2, com atores reais e que simula o caos de Raccoon City. E o mais curioso é que tal vídeo foi dirigido por George A. Romero, famoso cineasta de terror, com clássicos envolvendo zumbias como A Noite dos Mortos Vivos, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos.

O conteúdo, claro, não está presente no game. Já que, como disse, a Capcom introduziu cenas em CG, uma tendência da época e que foi incorporada por quase todas as empresas da época. Era a forma encontrada na época para somar narrativa, e amplificar a experiências. Este vídeo, na verdade, serviu para um comercial sobre Resident Evil 2, que foi circulado apenas no Japão.

O comercial, que é melhor do que muito filme e série de Resident Evil, traz dois elementos chave do game: Leon começa o vídeo olhando o caos na cidade por uma das janelas da delegacia, em meio a carros pegando fogo e zumbis atrás dele. O policial novato pega munição, em um estilo idêntico ao game, com as icônicas caixas vermelhas com balas para a sua Handgun.

Em seguida, uma sombra aparece e Leon se prepara, apontando a arma. Quem entra por ela? Claire, que também aponta sua arma, mas logo ambos abaixam elas, simbolizando assim o encontro dos dois protagonistas do game. O comercial termina com os dois lado a lado, em meio a uma horda de zumbis, dando a entender que a situação era bem perigosa e que estava na hora da ação.

Há pouco dos cenários em volta, mas é curioso perceber que a delegacia do comercial tem mais cara de delegacia, do que o museu de arte que se tornaria a central policial de Raccoon City depois. Tal delegacia mais “tradicional” era a ideia da primeira versão deste game, a que conhecemos como Resident Evil 1.5.

Isso me faz pensar? Romero apenas pegou um cenário padrão de delegacia, para fazer o vídeo? Ou será que ele teve acesso ao conteúdo do game, para produzir o vídeo, na época em que a Capcom estava realizando as mudanças que renderam o game que conhecemos, com a delegacia ainda sendo reproduzida em um estilo mais tradicional?

O vídeo em questão é esse:

O comercial entrou para a história de Resident Evil, tendo um grande significado para a Capcom. Tanto é que, quando foi apresentar o remake de Resident Evil 2, lá em 2019, a companhia também fez um “remake” do comercial, se inspirando no vídeo promocional de 1998 para fazer uma nova versão da divulgação com atores:

E, de novo, ficou melhor do que muita produção que tem Resident Evil no nome:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais