Arkade Fora da Caixa: Conferindo os carros dos sonhos no Salão do Automóvel 2016
Continuando a nossa Fora da Caixa, saímos dos labirintos do Escape Box e chegamos ao mundo dos carrões, as maiores atrações do Salão do Automóvel, realizado neste ano na SP Expo, o mesmo lugar em que estaremos em dezembro, na CCXP. Entre carros de F1, grandes carrões que nunca vamos ter, e as mais recentes tecnologias que já estão em nossas ruas, vem com a gente conferir um pouco da edição deste ano do salão, recheado de tecnologia, e com games também marcando presença.
Logo ao entrar, o “susto”: é muito carro, muita gente e de novo, muito carro. Os estandes das montadoras, que a cada ano estão mais completos, oferecem os seus carros de catálogo, para os visitantes poderem entrar e conhecê-los melhor, seus veículos especiais, como um legítimo F1, um vencedor do Le Mans como o Ford GT, ou o Mustang, carrão que será vendido no Brasil a partir do ano que vem, e que tivemos a oportunidade de testá-lo, no videogame…
Pelas reformas no SP Expo, o espaço estava maior do que nunca, e permitiu até muita atividade externa, como o espaço da Land Rover, o qual fomos convidados a participar e andamos acompanhado de um piloto profissional inclinados em 40 graus no “parquinho” da montadora, feito para mostrar suas grandes novidades, como o controle automático de freio, e a interessante tela de comando, que é TV para o passageiro, mas ao mesmo tempo oferece apenas as informações de navegação para o motorista. Era possível também pisar de verdade em um Golf TSI, ou se aventurar em uma Amarok ou S10, em terrenos que mostram suas capacidades off-road.
Outra atração bem diferente, aconteceu no dia 15, quando a Volkswagen promoveu uma carreata em São Paulo com 50 veículos que fizeram história no país, incluindo o Gol e o Fusca. A história dos automóveis também contou com o primeiro carro fabricado no país em exposição, além de uma área focada nos clássicos. Isso, sem falar na “Área dos Sonhos”, onde Ferraris e Maseratis arrancavam suspiros de todos.
Falando ainda em tecnologia, pudemos conferir de perto como é “conversar” com o SYNC, o sistema de reconhecimento de voz da Ford, além de conhecer de perto recursos muito interessantes como a detecção de passageiros ou o freio automátivo, investidas estas que buscam ir aos poucos nos preparar para os futuros carros autônomos, que já contam com muitos avanços em pesquisas e desenvolvimento.
E a tecnologia anda cada vez mais próxima dos automóveis, e a união está cada vez mais constante, como confirmamos em nossa conversa com Leon e Nilce, do canal Coisa de Nerd, que estavam presentes no evento para promover os carros da montadora americana. Na sala VIP da Ford, o casal comentou que embora tecnologia e automóveis sempre andaram juntos, apenas nos últimos anos que eles finalmente estão juntos de verdade, atraindo em um evento como este não só os fãs da velocidade, mas gente comum, que quer conferir como o seu celular está sendo conectado aos automóveis de hoje.
Falando mais ainda de tecnologia, o Salão é uma ótima oportunidade para conferir os avanços em realidade virtual e simulação, com simuladores de crash-test, a possibilidade de conhecer melhor os veículos, e de se aventurar nos globos que te colocam literalmente dentro de um Stock Car. E, falando da maior categoria do automobilismo do país, eles estavam presentes com um desafio aos participantes: uma volta rápida em Interlagos em um gabinete de pilotagem que custa em cerca de R$12 mil e que tem praticamente o mesmo design de um Stock. Fizemos 1:52.701, o que é bem satisfatório, levando em consideração a dificuldade de se domar o possante.
Além da Stock, os videogames estavam bem presentes no evento, já que na ordem natural das coisas, quem ama velocidade real, curte a velocidade virtual, e vice-versa. A Ford, para divulgar seu Mustang, colocou estações de Gran Turismo Sport em seu estande; o Instituto Ayrton Senna, que além de colocar um caminhão com loja de produtos e itens muito especiais do campeão, como os seus capacetes e até os troféus de campeão mundial, tinha disponível o Modo Senna do Gran Turismo 6; a Volkswagen colocou um game para que todos pudessem dirigir o Golf TSI, e os já mencionados simuladores em forma de globo, com imersão em descidas e subidas no stand da Petrobrás, também foram causadores de boas filas. Fica a dica para os estúdios com presença no Brasil promoverem seus games de corrida para um público muito direto: Forza Horizon 3, por exemplo, fez muita falta por lá, e teria certamente filas para quem quisesse jogá-lo.
Veja, então, algumas imagens do evento, atrações, e possantes que conferimos nos nossos dias de visita:
O Salão do Automóvel deste ano, além do já tradicional espaço para mostrar as novidades dos automóveis, que cativa visitantes do país todo, também serviu para selar de vez a união entre tecnologia e automóveis. Mais do que acelerar, a tecnologia, que oferece conforto, segurança ou praticidade ao usuário, vai fazendo cada vez mais parte do dia a dia das pessoas e, porque não, vai dando também ideias criativas para que os bons desenvolvedores aproveitem isso transportando tudo isso para os nossos jogos de corrida preferidos.
O que é a Fora da Caixa?
A coluna Fora da Caixa é o local onde vamos trazer para você que nos acompanha atividades que você pode curtir no mundo real com a sua galera! Em outras palavras, acreditamos que além dos videogames, existem muitas coisas legais para se fazer “no mundo real”, focando em experiências bacanas para fazer longe da “caixa”, ou seja, sua TV ou monitor.
Já visitamos o Escape Box em outra oportunidade, e desta vez, conferimos o Salão do Automóvel 2016. Estaremos em busca de mais atividades “fora da caixa” para apresentar para você, por isso fique sempre ligado no Arkade, pois quando menos esperar, uma nova experiência aparecerá.