Homem-Aranha e Batman lideram “ranking” dos filmes mais pirateados de 2022
A Muso, empresa de pesquisa focada em pirataria, trouxe a “lista” de 2022 onde apresenta os filmes mais pirateados do ano. Os filmes de heróis, que sempre chamam atenção e arrebatam pessoas para os cinemas (e streamings) foram os mais baixados de forma pirada no ano que se passou.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi o filme mais pirateado do ano passado, com 21% de downloads ilegais entre todos os filmes avaliados. O filme foi baixado de forma ilegal assim que sua versão digital chegou no streaming e no aluguel digital. A empresa avalia que muitos que consomem filmes desta maneira esperam que o longa chegue em versão melhor, por não gostarem de ver os famosos vídeos de qualidade ruim, que ficam disponíveis logo quando o filme entra no cinema.
Um analista da empresa ainda afirma que a pirataria “que filma a tela de cinema” tem um efeito curioso: “muitas vezes oferece uma experiência de visualização insatisfatória e pode levar os consumidores frustrados aos cinemas para uma experiência melhor”.
Depois do Homem-Aranha, The Batman, que também chegou no ano passado, tanto nos cinemas quanto na HBO Max, foi o segundo filme mais baixado de forma ilegal. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor Amor e Trovão e Adão Negro completam o “top 5”. Que, como você reparou, são todos filmes de heróis.
Veja a lista completa, que ainda conta com Top Gun: Maverick e Jurassic World: Domínio.
- Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (21% da pirataria)
- The Batman (13%)
- Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (10%)
- Thor Amor e Trovão (9%)
- Adão Negro (9%)
- Uncharted: Fora do Mapa (8%)
- Eternos(8%)
- Top Gun: Maverick (8%)
- Jurassic World: Domínio (7%)
- Encanto(6%)