O código de Paper Mario foi completamente descompilado, abrindo a possibilidade de um port para PC
Atenção Nintendo, não leia isso! Mas você aí, leito, certamente vai ficar interessado em saber que um programador conseguiu descompilar todos os códigos de Paper Mario de Nintendo 64, abrindo as portas para ports do game para outras plataformas!
O trabalho foi realizado pelo programador Ethan Roseman, após três longos anos para conseguir descompilar os códigos do game sem que isso resultado em bugs. Com isso, agora é possível que, em breve, ports não oficiais do game sejam criados, assim como já aconteceu com games como The Legend of Zelda: A Link to the Past e The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que ganharam ports para PC através de engenharia reversa.
I'm extremely happy to announce that after 3+ years of working on a decompilation project for Paper Mario, we have reached 100% completion for the US version of the game. Every compiled function has been matched!https://t.co/2iwkrFmK4h pic.twitter.com/KRCd25u4Tf
— Ethan Roseman (@ethteck) April 19, 2023
Ethan ainda publicou um vídeo mostrando um pouco do progresso desse trabalho, que começou em janeiro de 2020 e conseguiu descompilar 99,24% do game, o que acabou gerando muito bugs. E a partir daí, levou 3 anos até que, enfim, 100% do código foi descompilado!
Por enquanto, o trabalho de Ethan pode ser consultado livremente através de sua página no GitHub, mas não significa que você pode jogar Paper Mario no seu PC sem usar emuladores. Esse, porém, é o próximo passo natural, uma vez que o “trabalho pesado” finalmente foi concluído.
O negócio é, não deixe a Nintendo saber disso! Apesar de que esse trabalho de descompilar códigos não infringe os direitos autorais da Nintendo, diferentemente de ROMs publicadas e baixadas na internet, razão pela qual os ports de Ocarina of Time e A Link to the Past ainda estão disponíveis e não foram afetados pela leigão de advogados da Nintendo.
(Via: PC Gamer)