Vitality vence IEM Rio 2023, diante de uma Jeunesse Arena lotada com 15 mil torcedores
O Intel Extreme Masters Rio 2023 chegou ao fim, com a Vitality se sagrando campeã após disputar o título com 16 das melhores equipes de CS:GO do mundo. As finais, assim como da primeira vez, foi diante de um público fanático e fiel ao jogo, que compareceu em peso na Jeunesse Arena.
O torneio havia começado no dia 17 de abril, com as seis melhores equipes avançando para os playoffs presenciais, que aconteceram entre 21 e 23 de abril. BIG, Cloud9, FURIA, Heroic, Natus Vincere e Vitality jogaram diante da torcida, que acompanhou partida por partida, com a energia que os torneios de CS:GO (em especial os do Brasil) sempre tiveram.
Nas semifinais, tivemos a Vitality virando pra cima da Cloud9, e a Heroic assumindo a segunda vaga, pela segunda vez no IEM do Rio. A Vitality começou poderosa a final, abrindo 7×0 pra cima da Heroic, e conseguindo se proteger do contra-ataque para levar a Vertigo. A segunda partida também teve forte resistência da Heroic, mas a Vitality conseguiu se impor mais uma vez, fazendo o 2×0 necessário para levantar o troféu, levar US$ 100 mil pra casa, além de faturar a vaga para a fase de grupos do IEM Cologne 2023.
O time também somou uma vitória para o Intel Grand Slam V, que tem premiação de US$ 1 milhão, reservado no final do ano. A Vitality se junta ao G2 Esports e a FaZe Clan entre os times já classificados no IEM Cologne. O MVP do torneio foi Mathieu “ZywOo” Herbaut. No IEM, o melhor jogador é escolhido por uma combinação entre o desempenho do jogador, a votação de fãs e escolha dos talentos que estão na transmissão.
Para vencer o IEM Rio, a Vitality começou a fase de grupos na chave inferior, vencendo MIBR (2-0), FaZe Clan (2-0) e OG (2-1), garantindo assim a sua presença nos playoffs, perdendo apenas um mapa no processo.
“Estou orgulhoso dos meninos, mas o que precisamos lembrar é que, da última vez, vencemos o último torneio antes do Major e erramos depois. Então, agora sabemos o que [nós] temos que fazer. É um jogo de confiança com certeza e acho que fomos a melhor equipe hoje”, disse Dan “apEX” Madesclaire, da Vitality. “Acho que o maior avanço que tivemos foi em nosso pool de mapas, que agora está ficando muito bom. Trabalhamos muito em nosso mapa mais fraco. Essa é uma vitória no torneio em 2023 e espero que venham mais algumas.”
A ESL anunciou que o IEM Rio teve pico de audiência de mais de 562 mil especatdores, além da presença de 15 mil pessoas na Jeunesse Arena, acompanhando as partidas presencialmente.
Saindo do Brasil, a ESL Pro Tour para CS:GO continua com a temporada 45 da ESL Challenger League, que termina em 28 de maio. Além disso, já estão agendavas a ESL Challenger Melbourne, na Austrália, entre os dias 28 e 30 de abril e o IEM Dallas, que acontece no Texas entre os dias 29 de maio e 4 de junho.