A Konami tinha Metal Gear Solid 4 “rodando macio e sem problemas” no Xbox 360

19 de junho de 2023
A Konami tinha Metal Gear Solid 4 "rodando macio e sem problemas" no Xbox 360

Como você, eu e todo o mundo sabe muito bem, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots saiu única e exclusivamente para PlayStation 3, não recebendo nenhum port, remaster ou remake depois de seu lançamento original, em 2008. Mas, apesar de ter sido lançado exclusivamente no terceiro console de mesa da Sony, a Konami teve sim intenções de lançar o game para o Xbox 360.

Muito sobre este game tem sido comentado logo após o anúncio do remake de MGS 3 e da nova coletânea de Metal Gear Solid, já que mesmo com uma nova investida da Konami, e novo interesse de explorar a marca, o quarto game, que traz a saga final de Solid Snake, segue sem nenhuma novidade, entre remasters e remakes.

Mas, de acordo com Ryan Payton, ex-funcionário da Kojima Productions, não houve acordo exclusivo nenhum entre Sony e Konami a favor do game no PS3, como se imagina na crença popular. No livro Ultimate History of Video Games: Volume 2, de Steven L. Kent, e lembrado pela Time Extension, a Konami montou um time de trabalho para testar Metal Gear Solid 4 no Xbox 360, para saber se um port completo seria possível.

“Apesar de como meus colegas estarem oprimidos com o desenvolvimento no PS3, a maioria deles ainda eram fãs hardcore da Sony e não eram a favor de gastar recursos em tal teste”, diz Payton. “Eles acreditavam que o MGS4 ficaria e funcionaria terrivelmente no hardware ‘mais antigo e inferior’ da Microsoft. Um dia fatídico, a equipe de P&D da Konami organizou uma reunião onde conseguimos ver os frutos de seu trabalho – Metal Gear Solid 4 funcionando lindamente e sem problemas em um Xbox 360. Como um dos poucos fãs descarados do Xbox no escritório, eu fiquei animado.”

Mas se o game rodava sem problemas no Xbox 360, então porque ele não foi devidamente lançado? A resposta está na mídia dos consoles. O PlayStation 3 usa Blu-ray, que permitiu que o game fosse colocado em apenas um disco, mesmo que este fosse um Blu-ray de camada dupla. Já no Xbox 360, um jogo de 50GB de tamanho teria de ocupar vários discos para ser vendido, o que barrou qualquer intenção da Konami de lançar o game no console da Microsoft.

Isso coloca por terra algumas crenças populares, que diziam que o game não foi para os lados da Microsoft por causa de “hardware inferior”, o que é uma mentira, já que Xbox 360 e PS3 sempre duelaram em jogos multiplataformas de igual para igual quando o assunto era desempenho. Pois se o Xbox 360 tinha “números inferiores” na ficha técnica, ao menos era mais simples de se programar e conseguia entregar jogos mais otimizados, o que aparentemente é o caso de MGS 4.

Naquela época, a ideia de baixar games diretamente no console não era tão comum como hoje em dia, com Internet mais limitada e com pouco espaço de armazenamento. Foi apenas durante o final da geração de PlayStation 3 e Xbox 360, e a partir do começo da jornada de PlayStation 4 e Xbox One, que os jogos digitais começaram a avançar, permitindo que hoje, jogos com muito mais do que os 50GB de MGS 4 sejam lançados e distribuídos tranquilamente por plataformas digitais.

E se você gosta de Hideo Kojima e suas criações, não deixe de conferir este livro que fala das inspirações do designer tanto para Metal Gear Solid, quanto para Death Stranding.

Junior Candido

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