Agora é a vez do Zelda original ganhar um port de fã para o Super Nintendo
The Legend of Zelda, a clássica aventura da Nintendo para o NES, recentemente ganhou um port para o SNES. Mas obviamente não pelas mãos da própria companhia, mas sim graças ao desenvolvedor de fan-games conhecido como Infidelity, como destacado recentemente pelo RetroRGB.
Em 13 de junho, Infidelity lançou a primeira versão do seu port de Zelda, que foi criado manualmente usando hex. O jogo utiliza os gráficos originais, porém traz várias melhorias adicionais em relação ao original, aproveitando o aumento de poder do Super Nintendo.
Isso inclui rolagem mais rápida entre as diferentes telas, tanto na horizontal quanto na vertical, além de redução do efeito de cintilação e da desaceleração quando múltiplos sprites inimigos são exibidos simultaneamente na tela.
Infidelity também lançou uma versão MSU-1, com música atualizada, uma semana após o lançamento original, em 20 de junho, e acaba de disponibilizar uma nova versão REV-A do port.
O port também traz algumas mudanças adicionais para melhorar a experiência de jogo, como a capacidade de trocar itens usando os botões L/R durante o jogo, e a redução da frequência do efeito sonoro que aparece quando o Link está com a vida por um fio (ou meio coração, você entendeu).
É importante ressaltar que, se você conhece a história de Zelda, provavelmente está ciente de que o Zelda de NES recebeu uma espécie de remake para o Super Nintendo por meio do acessório Satellaview, chamado BS Zelda no Densetsu, nos anos 90. O Satellaview foi aquele dispositivo lançado apenas no Japão, que trazia conteúdo para o SNES via satélite, incluindo alguns jogos específicos para ele.
Essa versão não apresentava o personagem Link, mas sim um protagonista infantil chamado BS-X. Infidelity afirmou que isso não teve influência em seu port moderno, pois ele não jogou essa versão específica do jogo. No entanto, ele acredita que é possível que outra pessoa pegue seu trabalho e o aprimore com o “tratamento BS” no futuro.