Red Bull consolida o hexa de construtores na Fórmula 1 com nova vitória de Verstappen no Japão

24 de setembro de 2023
Red Bull consolida o hexa de construtores na Fórmula 1 com nova vitória de Verstappen no Japão

Agora podemos afirmar com confiança que Singapura foi apenas um capítulo passageiro na temporada de Fórmula 1 em 2023. Sem surpresas, Max Verstappen dominou o circuito de Suzuka e conquistou uma vitória tranquila no GP do Japão deste domingo (24), algo que se tornou uma característica marcante nesta temporada.

Esta foi a 13ª vitória em 16 corridas disputadas para Max, e ele ainda garantiu o ponto extra pela volta mais rápida. Embora Sergio Pérez tenha abandonado a corrida, os pontos que o mexicano deixou de somar não fizeram diferença alguma. Com os impressionantes 26 pontos conquistados por Verstappen, a Red Bull consolidou seu sexto título consecutivo no Campeonato de Construtores – na verdade, a equipe precisava de apenas um ponto para alcançar esse feito em Suzuka.

Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio, enquanto Charles Leclerc terminou em quarto lugar. A corrida proporcionou momentos interessantes, apesar da supremacia de Verstappen. Vale destacar duas emocionantes batalhas entre os carros da Mercedes, com George Russell até mesmo perguntando pelo rádio qual dos pilotos da equipe alemã estava envolvido na disputa. No final das contas, Lewis Hamilton levou a melhor sobre o carro #63 e terminou em quinto lugar.

Russell perdeu uma posição para Carlos Sainz nas voltas finais, cruzando a linha de chegada em sétimo. Fernando Alonso conquistou o oitavo lugar, seguido pelos pilotos da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, fechando o top-10.

Se a Red Bull já é a melhor entre os construtores, agora as apostas não é se Verstappen será tricampeão mundial, e sim qual será a corrida que o consagrará como vencedor da Fórmula 1. Atualmente, ele segue nadando de braçadas lá na liderança com 400 pontos, quase que o dobro de Pérez, que tem 223. Seu companheiro não está tendo um ano dos melhores, mas a superioridade do carro consegue o colocar em segundo lugar na classificação geral.

Seguindo a tabela, em terceiro, temos Hamilton, que melhorou no ano e agora soma 190 pontos. Seguido por Alonso, que viu sua Aston Martin cair e produção, somando 174 pontos e Sainz, vencedor em Singapura e que tem 150 pontos.

A Fórmula 1 volta no final de semana de 8 de outubro, quando as luzes se apagarão, desta vez para a largada no GP do Catar.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais