Devilated é um boomer shooter divertido e fluido
Se você procura um jogo de tiro clássico divertido e nostálgico que relembre a experiência dos títulos dos anos início dos anos 2000 mas sem cair necessariamente na mesmice, Devilated pode chamar sua atenção. O game que ainda está em acesso antecipado pela Steam recebeu sua atualização 0.9 recentemente e, com sua versão 1.0 cada vez mais próxima, recebemos uma chave para analisar o que a galera do Trunka fez até agora.
Jogos conhecidos como boomer shooters se tornaram um nicho muito peculiar principalmente entre jogadores de PC. Os anteriormente conhecidos “doom like” são games de tiro em primeira pessoa que pegam as principais características dos jogos de tiro dos anos 90 e início dos 2000 e realçam isso em jogatinas frenéticas repletas de inimigos e armas distintas. Vestindo a camisa desse subgênero, Devilated tem bastante conteúdo para ser apreciado pelos fãs.
Fugindo pela sua sobrevivência
Ao iniciar sua jornada em Devilated, é explicado que seu personagem foi preso, torturado e quase morto por demônios e seres de outro mundo. Tudo é contado de um modo mais solto e despretensioso, não dando detalhes para uma trama complexa, mas sim deixando claro o objetivo principal do jogo: que você encontre uma saída do labirinto maldito no qual você se encontra preso.
E é exatamente assim que você inicia o gameplay de Devilated: em sua cela cercado por cadáveres. Você inicia a jornada sem armas, tendo que bater em inimigos com suas próprias mãos. E nesse ponto já conseui observar uma característica bem interessante do game, com seu level design sendo bem insintivo e gostoso de se explorar, mesmo que mantenha a característica labiríntica já tradicional dos boomer shooters.
Mas para além do que vemos de tradicional em jogos desse nicho, Devilated traz algumas mecânicas próprias bem interessantes nessa jornada de luta e fuga pelo labirinto. Uma delas é a capacidade de segurar corpos de inimigos mortos para serem usados de escudo contra tiros e também para recuperar sua própria vida um pouco. Podemos também chutar obstáculos destrutíveis e usar uma espada curta para cortar caixas e inimigos.
Todas essas mecânicas são passadas para o jogador de uma forma bem competente através de um tutorial inicial que, ao meu ver, demora mais do que deveria para terminar. Chega um ponto que você até esquece que está de fato no tutorial do jogo, chegando ao primeiro chefão do labirinto. Isso leva mais ou menos uma hora no total, o que não é tanto tempo assim em games em geral, mas para um jogo de tiro ao estilo clássico, parece bastante tempo.
Entre o Boomer Shooter e o RPG
Parte do motivo de Devilated gastar esse tempo ensinando o jogador a jogá-lo é por conta das suas mecânicas de progressão que vieram basicamente dos games clássicos de RPG. Por um lado esses recursos são bem interessantes, colocando uma camada a mais de profundidade ao se desbloquear novas armas e habilidades para o nosso personagem.
Além disso, temos que gerenciar um inventário no melhor estilo Diablo, podendo traçar estratégias baseando-se nas características próprias e estatísticas de cada equipamento e arma que conseguimos no decorrer da jogatina. Isso deixa o gameplay mais personalizado do que outros games do subgênero, já que você tem uma liberdade maior de montar suas estratégias cruzando todos esses elementos.
Porém, não se enganem: todos esses recursos ainda são consideravelmente rasos para a gente chamar Devilated de um RPG propriamente dito. Na real, eles são mais recursos de mecânica de jogo secundários ao formato do boomer shooter do que algo que defina o gênero de jogo do game por si só. Estes recursos inclusive são comparados a outro baseado nos hack n’ slash como Devil May Cry e Bayonetta: os rankings de pontuação baseados em seus combos e brutalidade.
Esse aspecto é excelente para os amantes de combos infinitos, já que a junção desse mecanismo com os diversos elementos customizáveis do game permitem que o jogador explore possibilidades variadas para dizimar hordas de inimigos do modo mais estiloso e brutal possível. Mas confesso que me deu um ar estranho ao perceber todas essas mecânicas atreladas a um game que se vende como algo mais “nostálgico”.
Contra hordas de inimigos
Após o tutorial podemos dizer que Devilated realmente começa a passar para o jogador sua experiência real de gameplay, com hordas de inimigos enormes a serem obliteradas pelo jogador com o estilo que melhor lhe convêm. Aqui momentos de combate frenético são alternados com explorações do labirinto para a obtenção de chaves e abertura de mecanismos no melhor estilo Doom de ser.
São nada menos que trinta níveis diferentes, cada um com um chefão no final que lhe garante a passagem para o próximo nível. Esses chefões, inclusive, garantem momentos de luta bem frenéticos e épicos, com várias habilidades diferentes e dificuldades atribuídas às próprias arenas nas quais eles se encontram, dando um senso de variedade ao conteúdo do jogo bem gratificante.
E por falar em variedade, os inimigos de Devilated são igualmente variados e criativos. Desde o início da jogatina, mesmo no tutorial, conseguimos já ver algumas aparências bizarras e exóticas, bem como habilidade igualmente ímpares. Com o avançar da fuga pelo labirinto infernal, vários tipos de inimigos diferentes surgem e se mesclam entre si, criando cenários de combate variados e desafiadores para o jogador.
Alguns inimigos não fogem do óbvio de games desse nicho, como os voadores que jogam projéteis em você, os tradicionais que atiram normalmente, os que correm na sua direção e outras coisas do tipo. Mas existem outros que são mais interessantes e criativos, como um inimigo que pula na sua direção batendo no chão causando um dano em área e outros que sobem em locais que normalmente outros inimigos não alcançam.
Um boomer shooter competente
O saldo final de Devilated é bem bositivo, embora ele ainda tenha alguns pontos que podem não agradar muito. Ele é um jogo divertido com muita violência e brutalidade. Bem ao estilo dos jogos “proibidos” dos anos 90. Mas por conta do nível de dificuldade progressivo que o jogo apresenta ele pode ser frustrante para algums jogadores, assim como pode ser adrenérgico demais para outros.
Felizmente, você pode ignorar uma parte das mecânicas de RPG e habilidades especiais durante certa parte do game, e focar no que faz ele mais divertido: a matança desenfreada. Porém, vai chegar um momento que será necessário traçar estratégias e mondar builds no estilo RPG para vencer os inimigos e bom, não é todo mundo que vai atrás de um boomer shooter para isso né?
Devilated está disponível para PC via Steam desde 2021. Ele tem previsão de ser lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series, mas sem uma data certa ainda.