Sky Davis Air Jets, o “Air Jordan” dos sonhos de Doug Funnie
Em 1991 uma febre dominava a cabeça de muita gente. A cultura dos sneakers, que já vinham com força nos anos 80, entrou na nova década ainda mais intensa. “Culpa” de Michael Jordan, que além de vender seus próprios Air Jordan, ainda iniciava naquela ano a sua dinastia vitoriosa na NBA, que, junto com outros jogadores tão famosos quanto, começavam a ter um alcance ainda maior, o que incluía vários países fora dos EUA. E também uma oferta ainda maior de calçados, dos mais variados, e descolados.
E, como o próprio Doug observou, ao assistir comerciais na TV, só se falavam dos tênis, que ficavam cada vez maiores, com mais detalhes e um ar futurista que prometia estilo para todos os que o usavam. É neste contexto que tivemos “O Tênis de Doug” (no original, “Doug’s Cool Shoes”), o sétimo episódio da primeira temporada do desenho.
O episódio de Doug começa com uma partida de basquete entre Doug e seus amigos contra Roger e sua turma. Doug, prestes a fazer um arremesso crucial, é distraído por um insulto de Roger sobre seus sapatos, resultando em uma falha.
Ao longo do episódio, Doug fica a par da nova “tendência” e busca por um par mais moderno, influenciado por anúncios e pressões sociais. No entanto, após alguns eventos, Doug aprende a valorizar seus sapatos antigos. Um destes eventos envolvia um último par de Sky Davis Air Jets, que mesmo grandes demais, o garoto gostou, mas não tinha dinheiro para eles.
Enquanto isso, Doug, do lado de fora, triste por não conseguir o tão sonhado tênis, recebeu uma visita especial no banco. O próprio Sky Davis, que não está usando seus Air Jets, quando descobre que a estrela do basquete prefere “tênis comuns” no dia a dia, e ele nunca se livrará deles. Como gesto de amizade, o jogador autografa os tênis antigos de Doug, transformando-o em um tênis ainda mais exclusivo do que o Air Jets da loja.
Roger mais tarde desafia Doug um jogo um-a-um (enquanto ostenta seus novos Sky Davis Air Jets que ficou com ele) e ele tropeça enquanto tenta acertar um arremesso devido ao tamanho dos sapatos. Doug pega a bola e corre para a cesta. Ele acerta o tiro enquanto traz a torcida para ele.
O episódio é um clássico e fala bastante sobre o valor de se contentar com o que tem, como também fala do impacto que os Jordans, Nikes, Adidas e afins causavam naqueles dias (embora ainda causem até hoje). E, se você também queria um Sky Davis Air Jets exclusivo, saiba que o tênis existiu de verdade.
A RETRO Clothing fez pré-venda e vendeu em caráter limitado, em 2023, os seus próprios Air Jets. Eles custavam US$ 200, preço médio de tênis Jordan lá nos EUA. Feito sob encomenda, a fabricante garantia o tênis com couro e camurça premium. Hoje, só na base do eBay, caso alguém quiser vender ele usado, ou se alguém lá do “lado cinza” resolver fazer. Mas ao menos, você pode pegar seu próprio tênis usado de guerra e autografar com o nome do lendário jogador.