Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua “Sakura” pronta para São Paulo
A Nissan entrou para a competição do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), marcando sua posição como a primeira e única montadora japonesa na categoria totalmente elétrica. Durante seus seis anos de participação, a Equipe Nissan apresentou uma variedade de carros adaptados para diferentes temporadas, cada um com características distintas.
Ao ingressar na Fórmula E, a Nissan iniciou sua trajetória com a segunda geração de carros (GEN2), notáveis pela maior autonomia da bateria, que acabou com a necessidade de troca de veículos durante a prova, uma prática comum nas quatro primeiras temporadas. De 2019 a 2022, as configurações dos carros permaneceram inalteradas devido aos regulamentos, sofrendo apenas alterações na cor da carroceria.
A transição para a terceira geração de carros (GEN3) ocorreu na 9ª temporada (2022/2023), acompanhada por uma reformulação no design da pintura dos veículos, inspirada nas cerejeiras em flor, uma tradição japonesa. Incorporar a icônica ‘Sakura’ ao visual foi uma homenagem ao DNA da escuderia japonesa, simbolizando e celebrando um novo começo.
A GEN3 introduziu avanços significativos nas especificações dos carros. A potência dos veículos aumentou em 100 kW, passando de 250 kW para 350 kW. Com a implementação da regeneração de energia na frente e na traseira, a capacidade subiu de 250 kW para 600 kW.
As baterias agora são confeccionadas com minerais de origem sustentável, e suas células serão reutilizadas e recicladas ao fim da vida útil. Além disso, os carros ficaram 60 kg mais leves, enquanto as dimensões foram ligeiramente reduzidas em comprimento, largura e altura.
A seguir, confira as características específicas de cada monoposto da Nissan:
GEN2 – Temporadas 5 a 8 (2018 a 2022)
Potência | 250 kW |
---|---|
Regeneração | traseira (máxima, de 250 kW) |
Bateria | 54 kW |
Peso da Bateria | 385 kg |
Pneus | Michelin Pilot Sport All-Weather |
Material do chassi | fibra de carbono e alumínio |
Material da carroceria | fibra de carbono |
Peso com piloto | 900 kg |
0-100km/h | 2,8 segundos |
Velocidade máxima | 280 km/h |
Comprimento | 5,160 mm |
Largura | 1,770 mm |
Altura | 1,050 mm |
Entreeixos | 3,100 mm |
GEN3 – Temporadas 9 e 10 (2023 e 2024)
Potência | 350 kW |
---|---|
Regeneração | frontal e traseira (máxima, de 600 kW) |
Bateria | 54 kW |
Peso da Bateria | 385 kg |
Pneus | Hankook iON, que usa 26% borracha natural e fibras recicladas |
Material do chassi | fibra de carbono e alumínio |
Material da carroceria | fibra de carbono e linho |
Peso com piloto | 840 kg |
Velocidade máxima | 322 km/h |
Comprimento | 5,0160 mm |
Largura | 1,700 mm |
Altura | 1,023 mm |
Entreeixos | 2,970 mm |