Estudo do AliExpress aponta que o brasileiro não aceita pagar mais do que 40% de alíquota em compras internacionais

6 de junho de 2024
Estudo do AliExpress aponta que o brasileiro não aceita pagar mais do que 40% de alíquota em compras internacionais

Um estudo de consultoria encomendado pelo Alibaba Group, proprietária do AliExpress, analisou a elasticidade de preços de compras internacionais, revelando que 55% dos consumidores não aceitariam pagar uma alíquota maior que 40%.

A nova alíquota proposta no PL do Mover para compras abaixo de US$50 chegaria a 44,5%, de acordo com a política tributária do país. Neste novo cenário, um produto de R$200, com a aplicação de ICMS e Imposto de Importação, ficaria R$289.

A metodologia adotada para determinar o valor máximo que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto é inspirada em leilões. Através de um processo interativo, onde o preço é ajustado de acordo com a resposta do consumidor, a pesquisa identifica o ponto ideal de aceitação, revelando o valor máximo que a maioria dos consumidores está disposta a pagar.

O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (5), em votação simbólica, a “taxa das blusinhas”: 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de pessoas físicas abaixo de US$ 50 − operação atualmente isenta de tributação.

Caso entre em vigor, uma compra de qualquer produto de compras internacionais de até US$ 50 dólares pagaria um imposto federal de 20% mais o ICMS, que poderia aumentar o valor do produto em até 44,5%,

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Junior Candido

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