Sound Test Arkade Faixa 4 – Danny Baranowsky / Super Meat Boy
Vamos falar na primeira Sound Test de 2015 sobre o coringa musical dos jogos independentes, Danny Baranowsky, e seu excelente trabalho em Super Meat Boy!
Estamos na Faixa 4 de nossa coluna sobre trilhas sonoras e músicas nos videogames, e desta vez vamos colocar o holofote em cima de um dos compositores mais famosos dentro da cena independente. Danny Baranowsky é conhecido pelo seu trabalho musical em Canabalt, The Binding of Isaac, Crypt of the Necrodancer, e claro, Super Meat Boy.
Mas não podemos falar de Danny sem mencionar (ou nesse caso, homenagear) Super Meat Boy, este que mostra como a trilha sonora de um jogo é importante para dar a sensação ideal, seja de relaxar entre os momentos mais leves ou entrar no desafio insano que é completar uma fase Super Meat Boy com perfeição.
Como de praxe, vamos te colocar no clima com sua trilha sonora completa, que você pode escutar logo abaixo – cortesia do usuário NuclearGhostRider – e você também pode escutar um pouco mais de seu trabalho neste link, que também mostra como adquirir a trilha sonora de Super Meat Boy.
http://youtu.be/eIqZ86GL3CY
O JOGO
Um garoto chamado Meat Boy, feito de carne, precisa salvar a sua namorada, Bandage Girl, que é feita de curativos, do grande cientista malvado, Dr. Fetus, que é exatamente um feto dentro de um jarro que veste um terno, cartola e um monóculo. Sua história é igualmente simples quanto sua jogabilidade, ou é o que parece ser nos primeiro momentos.
Super Meat Boy fez parte dos grandes jogos que lançaram a cena independente para o paraíso dos games, desenvolvido como um jogo de flash para o site Newgrounds em 2008 e lançado como um jogo completo em 2010 na Xbox Live Arcade.
O sucesso de Super Meat Boy é provido primeiramente pela sua jogabilidade, ela é simples a ponto de qualquer um pegar o controle e jogar, mas sendo desafiador o bastante paracolocar os jogadores mais hardcore de joelhos e com os dedos cheios de bolhas.
A precisão em pular, correr, grudar na parede e desviar dos obstáculos é impressionante, fazendo a vitória e a morte ser algo causado pelo jogador e não pelo jogo. Como se não bastasse, Super Meat Boy é repleto de segredos, fases especiais, itens e personagens escondidos (especialmente em sua versão no PC), o jogo te desafia a cada fase e testa sua paciência até o limite, restringindo o prazer do sucesso somente para os mais habilidosos.
É fácil notar que Super Meat Boy é uma junção de tudo que seus dois criadores, Tommy Refenes e Edmund McMillen, viveram durante a adolescência, as referências e a dificuldade insana encontrada em jogos clássicos, a trilha sonora e a arte desenhada por Edmund, faz Super Meat Boy ser uma carta nostálgica para todo adolescente estranho que gosta de videogames da época.
O COMPOSITOR
Danny nasceu nos anos 80 em Mesa, no estado do Arizona, e assim como todo fã de cultura nerd ele foi criado a base de Star Wars, jogos de Nintendinho e toda a cultura pop encontrada nesta época tão popular. Em uma entrevista ao site GamesRadar, Danny explicou que ele começou a entender música desde pequeno, algo que o levou até se tornar o trabalho principal do músico.
Por ser um artista contemporâneo, Danny utilizou a internet ao seu favor, criando música e compartilhando em um dos maiores fóruns de musica de videogames, o OverClocked Remix. Lá ele conheceu vários amigos dentro da indústria dos videogames que o levou a conhecer desenvolvedores independentes, como Adam ‘Atomic’ Saltsman (criador Canabalt e Gravity Hook), Tyrone Rodriguez (fundador da Nicalis e responsável por adaptar Cave Story para o ocidente) e Edmund McMillen (The Binding of Isaac e Super Meat Boy).
Seu envolvimento com o desenvolvimento de Super Meat Boy foi bem desde o começo, com Danny trabalhando na música da primeira versão do jogo, ainda conhecido como Meat Boy e disponibilizado como um jogo de flash no site Newgrounds. O compositor já tinha uma boa reputação graças ao seu trabalho na trilha sonora de Canabalt e Gravity Hook, enquanto o sucesso de Super Meat Boy o impulsionou ainda mais.
Com trinta anos, o músico já tem uma lista imensa de jogos em que participou, incluindo The Binding of Isaac, Steambirds, Crypt of the Necrodancer e até Desktop Dungeons, onde ele trabalhou ao lado do lendário compositor de GoldenEye 007, Banjo-Kazooie e Donkey Kong 64, Grant Kirkhope. E Danny também já compôs trilhas sonoras para filmes e web-séries, como Hey Ash, Watcha Playin?, um filme de Half Life 2 feito por fãs chamado Singularity Collapse e até um filme de drama chamado Parallax.
A TRILHA
Você pode perguntar para qualquer um sobre Super Meat Boy e todos irão falar bem de sua arte, jogabilidade e acima de tudo, sua trilha sonora. Danny Baranowsky já compôs muita música para diversos jogos e filmes, mas Super Meat Boy é o seu trabalho mais icônico que consegue atingir um patamar nunca visto em um jogo independente na época.
Como vocês podem escutar, boa parte da experiência de Danny é pela música eletrônica, porém, isto não impede que Super Meat Boy não tenha algo completo, com algumas músicas similares a baladas de rock dos anos 60 e outras mais cheias de adrenalina com um riff pesado de guitarra elétrica, como a que você pode escutar logo abaixo, que é a trilha sonora do primeiro chefão do jogo, Lil’ Slugger:
A trilha sonora de Super Meat Boy consegue fazer parte do jogo como um elemento insubstituível e ainda ser algo que podemos colocar no celular e escutar como se fosse música de um artista normal. E esta é uma das maiores vantagens que a destaca de qualquer outra trilha sonora composta por Danny.
Como já mencionamos, Super Meat Boy é um jogo impiedoso e extremamente desafiador com uma jogabilidade e precisão quase perfeita, mas as vezes esquecemos que a música faz uma grande parte da experiência de jogar, e a trilha sonora de Super Meat Boy faz questão de se destacar, deixando o jogador no clima perfeito para correr, pular, esquivar de todos os obstáculos e repetir várias e várias vezes até conseguir um A+ naquela fase.
Para mais do trabalho de Danny Baranowsky, confira este link e veja as ultimas novidades do compositor, além de adquirir as trilhas sonoras de todos os jogos que mencionamos até agora.
Deixamos de fora alguma coisa sobre este importante artista? E participe, nos diga por favor qual será o próximo compositor que devemos homenagear nas próximas Sound Test Arkade!