Green Memories é um RPG de sobrevivência brasileiro para o Game Boy Advance
O GBA, apesar de ser um console muito popular, não tão explorado pelos desenvolvedores como deveria. Como o Nintendo DS chegou pouco tempo depois, o seu irmão mais velho não viu tantos jogos buscando extrair o seu máximo, limitando-se, em sua maioria, a versões de games de Super Nintendo, Pokémons e jogos licenciados dos mais variados personagens.
É claro que tiveram jogos muito bons, e também é claro que existiram jogos que buscaram extrair muito do pequeno, incluindo jogos em 3D, mas ainda assim, fica sempre a sensação de que o pequeno podia ir mais longe. E a equipe da Tengukaze pensa de forma semelhante, pois estão preparando um game muito interessante para o GBA, em pleno 2024.
Em um futuro distópico marcado por extremos climáticos e destruído por guerras humanas, um grupo de cientistas embarca em uma expedição para revitalizar uma área deserta. Após instalarem instrumentos de medição, ocorre um terrível desastre e a equipe desaparece. Alguns anos depois, outra equipe é enviada ao mesmo local para recuperar os instrumentos e desvendar pistas sobre a equipe anterior.
É durante essa missão que Cytra, uma jovem cientista, busca as respostas que precisa enquanto sonha com um futuro com um novo mundo verde. Neste contexto temos Green Memories, um RPG de ação, feito aqui no Brasil pela Tengukaze, com elementos sandbox e tiro, apresentando artes em pixel inspiradas em outros trabalhos da Gameboy Advance e jogos retrô.
Na demo que conheci durante a Retrocon deste ano, percebi que o jogo tem mais recursos do que os poucos botões do GBA podem oferecer. Por exemplo, o B serve para correr, mas junto com L e R, foi o jeito encontrado para trocar itens. Como estamos falando de um jogo de sobrevivência, estar no mapa é suficiente para tomar game over, pelo calor durante o dia. Assim, é preciso encontrar sombra ou achar água para se manter vivo.
O game tem um pouco de Pokémon, mas com muita coisa a mais. Além do sistema de dia e noite, que mexe no gameplay, o jogo ainda conta com combates que lembra os clássicos jogos Zelda, e a proposta de um gameplay bem dinâmico e diferente no GBA, que me fez lembrar até de Boktai em alguns momentos. Não por semelhanças diretas, mas pela vontade de trazer algo diferente para o portátil.
Uma demo foi desenvolvida para Gameboy Advance, vencendo o GBA JAM 2022 e recebendo prêmios em outras categorias. O projeto ainda está em desenvolvimento e cada atualização estará no site oficial, onde você pode baixar a demo, pronta para rodar em um emulador ou no seu GBA, via Everdrive.
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord