Cinco bons jogos em 3D para o Game Boy Advance
O Game Boy Advance, durante toda a sua vida, trouxe vários jogos de qualidade. Também ficou conhecido por ser uma “extensão” do Super Nintendo, pois entre seus games, contou com versões de vários jogos do console, como Super Mario World ou Donkey Kong Country.
Mas, além destes e de outros games com “cara de Super Nintendo“, o portátil teve games que puxaram o limite de suas capacidades, oferecendo algo que não era a prioridade, mas era possível: gráficos e efeitos em 3D. Assim, para relembrar games que além de 3D também são bons, separamos cinco jogos tridimensionais para o portátil da Nintendo, que vale a pena dar uma boa conferida.
Need for Speed – Porsche Unleashed
O game já era incrível por si só, seja no PC ou no PlayStation. Eu mesmo o considero como um dos melhores Need for Speed já lançados. Mas no Game Boy ele surpreende por trazer não apenas gráficos em três dimensões de qualidade, como também um gameplay excelente. Inclusive, é permitido jogar até com a visão do volante, algo muito interessante. Além dele, Underground, Carbon e Most Wanted também merecem destaque pelo mesmo motivo.
Os FPSs de PC dos anos 90
O GBA permitiu que jogos com mais qualidade do que os de 8-bits do seu antecessor. E com eles, a possibilidade de jogar games como Doom e Doom II, que apesar de não serem perfeitos, agradam. Também tivemos um Duke Nukem para o portátil, mas é com Wolfenstein 3D que o portátil realmente brilha com games desta natureza. O acabamento de cenários e animação do jogo são interessantes, e vale a pena a conferida.
Asterix & Obelix XXL
O game, que lembra vagamente o estilo de Crash Bandicoot, mas apesar da câmera por trás permite um pouquinho mais de liberdade, surpreende, e muito, por ser um game de GBA. Há muitos cenários e objetos em 3D, com sprites animados com muita qualidade. É claro que o portátil “paga o preço”, com a taxa de quadros que não é das melhores, mas ainda assim surpreende de forma positiva.
StarX
O GBA não tem Star Fox, mas tem um jogo que propõe a mesma experiência. Assim como o jogo do Super Nintendo leva gráficos poligonais para o console, este jogo traz muitas naves, barcos, e cenários em 3D. Novamente o console “paga o preço” de tanta coisa, mas ainda assim é incrível saber que esse portátil rodou um game destes.
Crazy Taxi: Catch a Ride
Levar a experiência de Crazy Taxi ao GBA já era um grande desafio, mas o jogo vai além, levando efeitos em 3D semelhante aos de Driv3r, outro jogo tridimensional para o portátil que não está aqui, mas ganhará uma matéria só para ele, por valer um conteúdo especial. Além da competente experiência portátil, o game ainda traz vozes e músicas. Considero, inclusive, um dos jogos obrigatórios para o portátil.