Análise Arkade: Beyond Good and Evil 20th Anniversary Edition
Beyond Good and Evil é um dos games mais influentes do início dos anos 2000, tendo adquirido status de cult com o passar dos anos e deixando por mais de 20 anos o desejo de uma sequência. A sequência, que se você nos acompanha por aqui sabe que eu pessoalmente já quase perdi toda a fé de ver sendo lançada, enfim ganhou um verdadeiro lampejo de vida, graças ao relançamento do game original na forma de Beyond Good and Evil 20th Anniversary Edition! Venha então conferir nossa análise desse novo remaster!
O segundo remaster desse clássico
Beyond Good and Evil foi lançado originalmente em 2003. Em 2011 ganhou uma remasterização para o Playstation 3, Xbox 360 e PC. E por várias e várias vezes foi distribuído de forma gratuita pela Ubisoft em sua própria loja virtual para PCs. Assim, esse é um game que se você nunca jogou, certamente foi porque não quis. Eu me incluía nessa lista, pelo menos até agora.
Meu primeiro contato com o game foi em sua versão para PC, numa das primeiras vezes que a Ubisoft o distribuiu de graça. Joguei poucos minutos e nunca mais toquei nele de novo. Ele parecia interessante, e era visualmente bem legal, mas não havia conseguido me prender na época.
E então, surgiu a oportunidade de jogar a edição de 20 anos de aniversário, e aí eu percebi o quanto eu perdi por não ter dado uma chance ao game antes, pois Beyond Good and Evil é realmente bom, e envelheceu até que bem, principalmente em seu enredo!
Essa nova versão é, resumidamente, um novo remaster do original, com gráficos e áudios melhorados, com algumas adições bem vindas como acessibilidade e novos idiomas (incluindo português brasileiro), e um conteúdo extra que faz ligação direta com Beyond Good and Evil 2!
O mesmo game, mas preparando o público para a sequência que nunca sai
Essa edição de 20 anos de Beyond Good and Evil traz o mesmo game original de 2003 para as plataformas atuais com gráficos atualizados e sons melhorados, como mencionado anteriormente. E, sendo um remaster, o game é bem purista nas melhorias implementadas.
Um ponto que gostaria de reclamar um pouco é sobre o inventário do game, que segue o estilo do original, que eu já não gostava no original de 2003, em que você precisa usar o analógico (se estiver jogando com um controle) e segurar ele para navegar por menus radiais, um estilo de menu que pessoalmente não sou fã. E aliado a isso, é preciso abrir itens do menu radial para poder acessar outros itens.
O uso dos menus é especialmente chatinho quando precisamos curar personagens companheiros durante lutas, pois você precisa abrir o menu, dar um item de cura para o personagem, abrir o inventário do personagem, selecionar o item e arrastá-lo até o ícone com o rosto do personagem para ele consumi-lo e recuperar vida. Esse é talvez o único ponto negativo que senti nessa nova remasterização.
O gameplay mantém-se o mesmo, com combates esporádicos mas fáceis de aprender, e um grande foco no uso da câmera fotográfica de Jade para fotografar a fauna do planeta Hillys e agir como reporter investigativa, com o objetivo de salvar o planeta da invasão dos Domz, uma perigosa raça alienígena que está tentando dominar o planeta.
Além disso, há trechos em que usamos veículos para navegar pelo planeta, começando com um pequeno barco capaz de atingir altas velocidades, e posteriormente com uma nave espacial que pode voar pelos céus. Os controles tanto de Jade quanto dos veículos é bastante fácil de aprender e de se acostumar.
Porém, um ponto muito positivo foi a adição de uma caça ao tesouro que revela informações que fazem ligação direta com Beyond Good and Evil 2. Essa caça ao tesouro é simples, mas você precisa fazer ela antes de ir ao final do game, ou não conseguirá fazê-la. Em certo ponto da narrativa, os jogadores encontrarão um item novo com um código para um baú. E seguindo as pistas, você explorará novos locais e descobrirá itens que levam a outros locais diferentes, desbloqueando informações sobre o passado de Jade no caminho.
Essa caça do tesouro é até que curtinha, dependendo mais que você desbloqueie recursos da história para poder acessar todos os locais que precisa ir, mas no fim das contas vale bastante a pena, principalmente se você é fã do game original e hoje é um órfão de Beyond Good and Evil 2.
Um clássico localizado em nosso idioma
A coisa mais legal dessa remasterização é que ela traz localização em vários novos idiomas, incluindo nossos português brasileiro! Não há dublagem em nosso idioma, o que é compreensível, pois tanto o visual quanto os sons do game são versões melhoradas do original.
Porém, todos os textos foram traduzidos para nosso idioma! Tanto menus, e diálogos quanto letreiros digitais de cenários estão em nosso idioma! É muito legal poder explorar o planeta Hillys e suas cidades e ver que máquinas de venda de compras, outdoors e até algumas placas estão em português!
Algo verdadeiramente admirável é ver o cuidado colocado nessa edição comemorativa de 20 anos de Beyond Good and Evil. A edição inclui não penas o game, mas muito conteúdo extra, com artes conceituais mostrando todo o processo de produção do game original, desde sua primeira arte conceitual! Posso dizer com bastante segurança que Beyond Good and Evil 20th Anniversary Edition é a edição definitiva desse clássico.
Ok, e quando Beyond Good and Evil 2 vai sair hein dona Ubisoft?
Sem dúvida alguma o maior efeito causado por esse relançamento não é o resgate de um clássico, ou apresentar o game para um público novo, mas fazer os jogadores desejarem ainda mais que Beyond Good and Evil 2 seja lançado. E logo.
Sabemos que essa sequência na verdade será um prequel, e mostrará a história dos pais de Jade, bem como o passado dela e sua ligação com os eventos que culminam em toda a trama do game original. E, um pequeno spoiler, mas o final de Beyond Good and Evil deixa uma ponta aberta que é inaceitável que tenha se passado mais de 20 anos e ainda não vimos as consequências desse cliffhanger que o game termina!
A Ubisoft vive prometendo que Beyond Good and Evil 2 não foi cancelado, e chegou a declarar que esse relançamento do original é a preparação de campo para o lançamento da sequência. Pois bem Ubisoft, por anos eu fiz piadas aqui na Arkade sobre o game nunca ter saído, sem estar verdadeiramente empolgado para quando ele fosse lançado. Agora a coisa mudou, eu quero jogar Beyond Good and Evil 2! E quero ainda nesta vida!
Beyond Good And Evil 20th Anniversary Edition está disponível para PC, Playstation 4 e 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.