Análise Arkade: Ys X Nordics continua bem uma série clássica, mas que merece mais reconhecimento
Ys X: Nordics é um RPG de ação de 2023 desenvolvido pela Nihon Falcom e distribuído pela Xseed Games. O jogo faz parte da série Ys como o décimo terceiro da franquia, foi lançado no Japão para PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch em setembro de 2023 e lançado mundialmente pela NIS America, incluindo uma versão para Windows, em 25 de outubro de 2024. Ys X: Nordics ocorre cronologicamente entre Ys II: Ancient Ys Vanished – The Final Chapter e Ys: Memories of Celceta e segue o protagonista da série Adol Christin em uma nova aventura em que ele é apresentado à guerreira nórdica Karja Balta e ao conflito entre os normandos (seu povo) e monstros conhecidos como Griegr.
O jogo teve na sua produção Toshihiro Kondo que foi produtor, diretor e criador de cenários de quase toda a franquia Ys, além disso, também esteve na produção de outro grande jogo da desenvolvedora que foi o The Legend of Heroes: Trails e Tokyo Xanadu.
A História
Ys X: Nordics ocorre cerca de um mês após os eventos de Ys II: Ancient Ys Vanished: The Final Chapter, logo no início somos apresentados a Adol Christin de 17 anos que está a caminho de Celceta, acompanhado por Dogi e Dr. Flair Rall.
Durante a viagem o navio que está Adol e seus amigos são abordados pelos piratas normandos ou os “vikings” do jogo que são guerreiros poderosos durante uma abordagem conhecemos a heroína do jogo Karja Balta, que seria a princesa dos normandos, e Adol é confundido como um dos mercenários que estavam a bordo do navio e são escoltados para uma ilha próxima na cidade de Carnac.
Depois da abordagem Adol encontra uma concha na praia e uma voz misteriosa começa a sair dela, pedindo ajuda e logo após esse evento encontramos com Karja novamente querendo uma revanche e somos “testados” por ela.
Durante o teste um novo poder desperta no protagonista assim como os normandos ele consegue utilizar Mana que até então somente os normandos poderiam ter tal poder. Durante o teste eles são atacados por monstros conhecidos como Griegrs e somente com o poder despertado ele e Karja terão que juntar forças para enfrentá-los já que os Griegrs são criaturas imortais que somente podem ser mortas pelos usuários de mana e o destino os une (literalmente) para essa aventura.
O Mundo
O mundo de Ys X: Nordics se passa no Golfo de Obelia, um golfo repleto de inúmeras ilhas de todos os tamanhos, com algumas delas sendo exploráveis com inimigos, cidades e cavernas e outras somente servindo de composição de cenário.
A novidade do jogo agora é a exploração naval que pega um pouco de Zelda Wind Waker e batalhas navais assim como Assassin’s Creed Black Flag.
Jogabilidade
Diferente dos seus antecessores (Celceta, Lacrimosa of Dana, Monstrum Nox e Seven) que controlávamos um grupo em Ys X: Nordics controlamos somente a dupla Adol e Karja numa jogabilidade bem diferente em que podemos atacar os inimigos em sincronia chamado de modo combinado e o modo solo onde podemos alternar entre os personagens enquanto o outro é controlado pelo jogo.
Exploração naval e batalhas
Em Ys X: Nordics a temática da vez é exatamente a exploração naval como em Zelda Wind Waker, logo no princípio teremos a nossa disposição um navio que irá se tornar a principal mecânica do jogo com o combate.
Apesar de ser mais simplificado na questão do combate naval comparado a, por exemplo, o Black Flag ele é competente e a exploração com a junção do combate naval acaba sendo divertido, existe até uma diferença na abordagem e podemos invadir o navio inimigo para enfrentá-los e ganhar recompensas por isso.
Arvore de habilidades e sementes de mana
Aqui outra novidade trazida ao jogo foi a árvore de habilidades.
Diferente dos antecessores em Ys X Nordics temos a nossa disposição uma árvore de habilidades que funciona da seguinte forma, a medida que vamos aumentando de nível novos “nodos” serão liberados e nesses nodos iremos utilizar um elemento, que no jogo é chamado de sementes de mana (Mana Seeds). Elas trazem aumento passivo das habilidades básicas dos personagens e combinando essas sementes ganhamos status diversos conforme a quantidade que forem combinados.
Habilidades de mana
Também chamados de ações de Mana, são ações que iremos utilizar durante a exploração no jogo, são habilidades de campo que rementem muito as habilidades dos personagens de Monstrum Nox, temos a habilidade de gancho (Mana String), temos a habilidade de ver coisas escondidas (Mana Sense) e temos uma forma de se locomover por cima de locais um pouco inacessíveis utilizando uma espécie de prancha no estilo De Volta para o Futuro (Mana Ride).
Além dessas habilidades temos também as ações de Mana, Adol e Karja cada um possui um poder distinto para se usar além no combate também na exploração como, por exemplo, Adol pode queimar vinhas de planta que estão tampando um atalho ou um caminho aleatório enquanto Karja pode congelar poças de água formando uma plataforma para acessar locais mais elevados. Essas habilidades podem ser usadas também em combate, podendo causar status de congelamento ou queimadura nos inimigos.
Navio
Como sabemos, o navio do jogo é uma das novidades e ele não poderia ficar sem destaque.
Nele temos locais que podemos fazer upgrades dele e dos personagens, além de criação de itens no geral, basicamente não precisamos voltar nas cidades para nada no jogo, somente para comprar alguma coisa que não temos dentro dele.
Audiovisual
Ys X utiliza o mesmo motor gráfico da série Trails, um motor próprio da desenvolvedora, nota-se que houve um avanço gráfico comparado ao jogo anterior, com os personagens mais modelados tanto visualmente quanto nos movimentos, que estão mais fluidos nas cenas além de estarem mais expressivos.
Além de tudo, o gameplay está mais fluido e você não sente engasgos ou queda da taxa de quadros em momento algum do jogo.
Já a parte do áudio ficou a cargo da Falcom Sound Team que reúne um time de compositores como Hayato Sonoda, Shuntaro Koguchi, Yukihiro Jindo que trabalhou também em Brandish e Soul Calibur VI e Mitsuo Singa, todos eles já trabalharam em outros jogos da franquia Ys além de também terem trabalhado na saga Trails que é do mesmo desenvolvedor.
Conclusão
Ys X Nordics é um excelente jogo que traz novidades para a franquia sem esquecer as raízes da série. Mas, apesar de ter demorado basicamente um ano para ser localizado para o restante do mundo, o jogo não traz muitas opções de idiomas, acredito que por ser um jogo nichado e isso não fazendo com que ele seja bastante conhecido.
Mesmo assim, o jogo traz bastante novidades a série como o combate e exploração naval além do controle sincronizado dos personagens e aposta no controle de menos personagens comparando os anteriores focando na história dos protagonistas (Adol e Karja) no golfo de Obelia e juntos irão enfrentar vários obstáculos e desvendar os mistérios que envolve a região e o objetivo de quem comanda os Griegrs.
O jogo foi lançado em 25 de outubro de 2024 (cerca de um ano depois da versão japonesa) ele conta com as versões de console Playstation 4 (onde o jogo foi avaliado) Playstation 5, Nintendo Switch e Steam. O jogo possui dublagem em inglês e japonês e legendas em inglês e francês. Ou seja, nada de português, desta vez.