Produtora de jogos de Game Boy foi acusada de pirataria na Etsy ao vender seus próprios games
A FerranteCrafts, uma publisher especializada em jogos retrô, compartilhou nas redes sociais uma situação bem curiosa, envolvendo o desaparecimento dos seus jogos, que estavam à venda na plataforma de vendas online Etsy. O motivo, segundo eles, é a de que a loja acusou os fabricantes de venderem pirataria, sendo que eles quem fazem os seus próprios games.
De acordo com o proprietário da FerranteCrafts, o Etsy acusou a empresa de pirataria, apesar de FerranteCrafts apenas vender produtos que eles mesmos produzem. A empresa é conhecida por lançar versões completas, com direito a caixa de jogos homebrew para o Game Boy, como Hunt the Gwumbus, Black Castle e G-Zero, além de ser a responsável pela versão física do GB Interceptor de Sebastian Staacks, que é um dispositivo que permite gravar jogatinas no portátil. Todos esses produtos são vendidos com a permissão dos desenvolvedores originais e são fabricados diretamente pela FerranteCrafts.
No entanto, isso não impediu que o Etsy removesse vários desses jogos da sua plataforma. FerranteCrafts explicou a situação em suas redes sociais. A fabricante explica que já tentou contato com a Etsy para reaver o direito de vender os games, mas a plataforma respondeu apenas dois meses e meio depois, com uma resposta “que não era automática”. Eles explicam que o motivo desta remoção pode ter sido a presença de vários clones aparecendo no AliExpress, com um bot detectando isso e “achando” que seus produtos também eram clones, sem permissão para serem comercializados.
A publisher, quando conseguiu contato com a plataforma, foi esclarecida que a loja não permite pirataria ao “vender cópias não autorizadas ou falsificadas de videogames”. Eles explicaram que possuem a permissão de todos os criadores de games, que entregam seus projetos para que eles façam os cartuchos para venda, mas afirmaram que a Etsy simplesmente fechou a conversa, mencionando que o caso “está resolvido” e não será reaberto.
Vale lembrar que não é pirataria produzir cartuchos para Game Boy hoje em dia, desde que o game seja uma criação original e o vendedor tenha permissão para comercializá-lo, como é o caso da FerranteCrafts. O que entra em uma “zona cinza”, neste caso, são os cartuchos reprô, réplicas perfeitas de jogos antigos, que são vendidos sem a licença do verdadeiro criador. Cartuchos Everdrive, por sua vez, são apenas cartuchos com suporte a um cartão SD, com este cartão que carrega os jogos podendo ser ROMs de qualquer natureza, estas sim que podem entrar em um campo de discussão de pirataria e direitos autorais.
O site Time Extension procurou contato com a Etsy, para obter esclarecimentos e tentar reverter esta situação. A empresa, apesar da situação da Etsy, também vende seus games diretamente em seu site.
Confira as promoções de games para PC da Nuuvem
Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord