Fórmula 1 – Max Verstappen se tornou tetracampeão em Las Vegas, em corrida vencida por George Russell

24 de novembro de 2024
Fórmula 1 - Max Verstappen se tornou tetracampeão em Las Vegas, em corrida vencida por George Russell
Foto: Red Bull Content Pool

Em Las Vegas, a vitória foi da Mercedes, que garantiu o pódio com Russell e Hamilton, mas a festa aconteceu pra valer na garagem da Red Bull, pois Max Verstappen fez o suficiente para garantir nas ruas da cidade o seu tetracampeonato mundial de Fórmula 1. Sobre os vencedores, foi a primeira dobradinha da Mercedes desde o GP do Brasil de 2022.

Mas a vitória foi ofuscada, já que o destaque da prova foi Max Verstappen, que, mesmo largando em quinto, manteve sua posição ao cruzar a linha de chegada, garantindo assim seu quarto título mundial. Lando Norris, que apesar de distante, ainda tinha chances matemáticas de conquistar o campeonato, terminou em sexto.

Com este resultado, Max fez 403 pontos, enquanto Norris somou 340. Isso dá uma diferença de 63 pontos, o que torna impossível Lando alcançar o tetracampeão, mesmo se vencer as duas provas finais e pontuar com a volta mais rápida, já que com isso ele somaria 52 pontos.

A Ferrari conseguiu completar o pódio com Carlos Sainz em terceiro, que, apesar de um início hesitante, recuperou-se e ultrapassou seu companheiro de equipe Charles Leclerc, que chegou a lutar pela liderança com Russell, mas acabou em quarto. Leclerc ficou um tanto “pistola” com a situação, já que o espanhol o ultrapassou mesmo com pedidos da equipe para não fazer isso. Mas de qualquer forma, a equipe conseguiu diminuir a diferença para a McLaren em apenas 24 pontos, para as duas corridas finais, que irão definir o campeão dos construtores.

A McLaren não teve o desempenho esperado, com Norris em sexto e Oscar Piastri em sétimo. A equipe lamentou o resultado, alegando problemas com o desempenho do carro e dos pneus. Nico Hulkenberg, da Haas, foi o oitavo, enquanto Yuki Tsunoda (RB) e Sergio Perez (Red Bull) completaram a zona de pontos chegando em nono e décimo, respectivamente.

Russell manteve a liderança desde o início, enquanto Verstappen foi fazendo sua corrida “arroz com feijão”, para garantir o título. Hamilton, que começou em décimo, rapidamente subiu para o sétimo antes das primeiras paradas nos boxes. Pierre Gasly, que havia largado em terceiro, abandonou a corrida devido a problemas no motor. A disputa pelas posições no pódio foi intensa, com Hamilton e Leclerc trocando a melhor volta da corrida várias vezes, e Sainz garantindo a terceira posição após superar seu companheiro de equipe, o que gerou atritos na garagem.

Com o resultado Max Verstappen entrou para dois grupos seletos de pilotos da Fórmula 1. O de tetracampeões, junto com Sebastian Vettel e Alain Prost, e o dos pilotos que conquistaram quatro títulos consecutivos, em um grupo que reúne lendas do esporte do calibre de Juan Manuel Fangio, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

A temporada do agora tetracampeão começou dominante, seguindo o ritmo de 2023, mas a ascensão da McLaren tornou a disputa um pouco mais disputada, com Lando Norris se aproximando corrida após corrida. Ferrari e Mercedes também venceram em 2024, o que fez com que a diferença entre pilotos de McLaren e Red Bull caísse para 45 pontos no Brasil. Mas foi no Brasil que Max acabou com o jejum das vitórias, fazendo uma corrida impressionante e partindo rumo ao título, conquistado em Vegas.

O título de pilotos já está decidido, mas o mundial de construtores não. Ferrari e McLaren seguem na disputa pelo troféu, nas duas últimas corridas. E, para acompanhar a briga entre as equipes, a Fórmula 1 volta no dia primeiro de dezembro, quando os carros irão largar para o GP do Catar, penúltima etapa do campeonato.

Resultado do GP de Las Vegas de F1

1) George Russell (Mercedes)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
9) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
10) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)

11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
14) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
17) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
18) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
FORA) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
FORA) Pierre Gasly (Alpine/Renault)

Aproveite e garanta Batman: Arkham Knight por R$ 9

Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais