Melhores do Ano Arkade 2024: Tomb Raider I-III Remastered

25 de dezembro de 2024
Melhores do Ano Arkade 2024: Tomb Raider I-III Remastered

Eu concordo: é bastante estranho uma remasterização que parecia tão protocolar estar dentre os nossos selecionados para os melhores do ano, mas eu juro que faz sentido. E não é só porque estamos vivendo uma época estranha, onde a indústria parece se apoiar cada vez mais na muleta do saudosismo.

Tomb Raider é uma das franquias mais antigas e tradicionais desta era dos games em três dimensões, e como comentei na análise publicada lá no começo do ano, mais especificamente em fevereiro de 2024, foi o primeiro game da minha vida e mexer com minhas percepções de movimentação tridimensional em jogos de ação e aventura, algo que mais tarde e tornaria um padrão de mercado.

Melhores do Ano Arkade 2024: Tomb Raider I-III Remastered

O lançamento da belíssima (ainda que não seja uma unanimidade) animação da Netflix Tomb Raider: A Lenda de Lara Croft é só uma das muitas mostras do quão relevante a marca ainda é para a cultura pop, e muito disso se deve à trilogia onde tudo começou. O resgate destes jogos é, sobretudo, o resgate de parte da história dos videogames.

A versão atualizada traz algumas melhorias gráficas obrigatórias para o formato, que felizmente vão para além da remodelagem de personagens e ambientes, e se aproveita de novos recursos de iluminação global para ressignificar cenários e eventos que, na década de 1990, eram deslumbrantes, mas que entregam a sua idade depois de décadas de evolução tecnológica.

Melhores do Ano Arkade 2024: Tomb Raider I-III Remastered

Filosoficamente, porém, esta remasterização é muito mais um trabalho de tornar o jogo algo mais próximo daquilo que a nossa memória afetiva nos fazia lembrar. Ou seja, essa trilogia agora se parece muito mais com aquilo que eu lembrava do que a sua versão original, simplesmente porque no contexto da época, aqueles polígonos pontudos e mal acabados eram uma verdadeira revolução no realismo dos games.

Para além desta repaginada, também é evidente que mesmo com suas mecânicas relativamente datadas, essa primeira trilogia é inegavelmente espetacular, muito bem desenhada em termos de level design, puzzles e caminhos alternativos, e exigente como poucos jogos atualmente no que se refere a precisão e planejamento de movimentos. Lançados décadas atrás, eles continuam sendo jogos incríveis e precisam ser revisitados pelos veteranos, bem como conhecidos pelas novas gerações.

Infelizmente, os responsáveis pela coletânea não se deram conta desta importância histórica e pouco conteúdo de celebração foi incluído no pacote, ao contrário do recente relançamento de Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remastered (curiosamente, também original das mesmas Eidos e Crystal Dynamics), mas mesmo assim, Tomb Raider I-III Remastered, com todas as suas limitações, é mais do que bem-vindo, é necessário.

Compre a sua coletânea Tomb Raider I-III Remastered com os nossos parceiros da Nuuvem pelo link abaixo:

Paulo Roberto Montanaro

Mais Matérias de Paulo Roberto

Comente nas redes sociais