Cinema: confira nossa resenha de MIB – Homens de Preto 3
Acredite você ou não, já se passaram 10 anos desde a última (e bem meia-boca) aventura dos Homens de Preto no cinema. E esta lacuna fez bem para a série, pois o novo filme dos agentes chega como uma ótima surpresa, com humor de primeira, uma história competente, e toda a ficção científica sem noção característica da franquia!
A trama do filme começa na Lua, quando Boris, um alienígena perigosíssimo (vivido por Jermaine Clement) escapa de sua prisão (sim, há uma prisão na Lua) e resolve viajar para o passado para matar o agente K (Tommy Lee Jones) antes que ele o prenda e acabe com sua carreira criminosa.
Para impedir que isto aconteça, o agente J (Will Smith, que parece não ter envelhecido um dia desde o último filme) resolve também ir para o passado, para salvar a vida de seu parceiro antes que esta tragédia aconteça.
De quebra, ele vai aproveitar seu contato com o jovem agente K (Josh Brolin) para descobrir porque seu parceiro é tão frio e desprovido de emoções.
A melhor coisa sobre Homens de Preto 3 é vermos como o universo devidamente consolidado da série continua intacto. Detalhes como o porteiro do prédio da MIB (que continua o mesmo, lendo seu jornal), os pequenos aliens cheios de braços que vivem por lá… tudo isso foi mantido, bem como a trilha sonora composta por Danny Elfman, que é pra lá de marcante.
Não só mantido, mas expandido: por vermos a agência em duas épocas bem distintas (2012 e 1969), vemos os equipamentos “super modernos” dos Homens de Preto de antigamente, como um Neuralizador com fio (?!) que parece funcionar via internet discada, motos de uma roda só bem estranhas, e outras bizarrices.
Os alienígenas camuflados em nosso cotidiano também continuam presentes, das maneiras mais “disfarçadas” possíveis. A interação dos agentes com eles gera algumas situações muito divertidas, e, para variar, o filme está cheio de situações que fazem piada com figuras famosas como Lady Gaga, Mick Jagger, Andy Warhol, e até mesmo o presidente Obama!
Homens de Preto sempre foi um série predominantemente de humor, e isto não foi deixado de lado. É bom vermos que em uma época onde tudo tenta ficar sério e sombrio para acompanhar o sucesso dos filmes do Batman, outras franquias não tem vergonha de continuarem divertidas e descompromissadas como eram antigamente.
Embora alguns personagens antigos não tenham retornado (o comandante Z, ou o Pug falante, que aparecem apenas em referências), novos personagens igualmente interessantes integram o elenco.
O primeiro deles é Griffin (Michael Stuhlbarg), um sujeito da quinta dimensão que possui o dom de enxergar o tempo como um todo, vislumbrando passado, presente e futuro simultaneamente, vendo inclusive diferentes futuros que podem (ou não) acontecer de acordo com o presente.
Mas o destaque mesmo vai para o agente K jovem. É impressionante como Josh Brolin “entrou” no personagem. Ele não só manteve o estilo sisudo de sua versão do futuro, como também conseguiu emular os trejeitos e expressões faciais de Tommy Lee Jones.
Sua química com Will Smith também está ótima, ajudando-nos a conhecer um outro lado do personagem, antes dele se tornar um sujeito amargo.
A época em que eles viajam no tempo (o ano de 1969) não é por acaso: nesta época eles acabam caindo em pleno ápice da corrida espacial, pouco antes dos Estados Unidos enviarem a Apollo 11 para sua viagem rumo à Lua. Não vamos entregar spoilers sobre isso, mas é legal como eles misturaram realidade e ficção de maneira criativa.
Vale ressaltar que o lance da viagem ao passado faz com que o filme termine um pouco emotivo demais, mas no geral, não desmerece o conjunto da obra, pois a viagem no tempo é também a responsável por ótimas piadas no decorrer do filme.
Considerando todas as notícias preocupantes que rolaram durante as filmagens (reza a lenda que estavam rodando o filme sem o roteiro finalizado), é bom constatarmos que o filme saiu melhor que o esperado.
Homens de Preto 3 é um filme bem divertido, com ótimos efeitos especiais e uma história que se mantém interessante durante toda a projeção. Não é inovador nem revolucionário, mas faz o que se propõe a fazer de maneira competente.
No geral, o filme é uma ótima pedida para quem estava com saudades dos agentes MIB, ou para quem está em busca de algo bacana para conferir no cinema este final de semana.
http://youtu.be/76gPm6qPIao
MIB: Homens de Preto 3 estreia em todo o Brasil hoje, dia 25 de maio, com cópias em 2D, 3D e Imax 3D.