H1Z1 sofre críticas no lançamento por causa dos bugs e microtransações
A Sony Online Entertainment, o estúdio responsável pelo MMO de zumbis H1Z1, foi alvo de várias críticas dos usuários após o jogo encontrar uma série de problemas relacionados à conexão e à inclusão de microtransações .
O game é o mais novo MMO de zumbis que surgiu após o sucesso encontrado em jogos de sobrevivência dos últimos anos, como Rust e DayZ. Desenvolvido pela SOE, ele coloca os jogadores em um mundo aberto repleto de zumbis para que eles sobrevivam a todos os obstáculos, incluindo elementos naturais, “mortos-vivos” e os próprios outros jogadores – que em 99% dos casos são hostis uns com os outros.
Recentemente o jogo entrou em Early Access, o programa de acesso antecipado do Steam, com os jogadores podem compra-lo e joga-lo ainda em fase de desenvolvimento. Porém, os problemas encontrados em H1Z1 foram além de uma conexão ruim inicial, se tornando mais críticos.
Em H1Z1, os jogadores podem adquirir itens e armas mais poderosas pagando um pouco a mais, e esta microtransação pode ser feita em qualquer momento no jogo e após o pagamento um avião passa pelo mapa jogando uma caixa cheia de itens no local onde o comprador está.
Mas o problema não se encontra nesta prática e sim nas declarações do presidente da SOE, John Smedley, certificando no passado que o jogo não seria um “pay-to-win”, o famoso “pagar para vencer”. Smedley havia feito declarações neste sentido várias vezes. Em um thread no site Reddit postado oito meses atrás, temos o presidente falando a seguinte frase:
“Nós não iremos vender armas, munições, agua, comidas….i.e. Isto é meio que o jogo inteiro e em nossa opinião isso seria uma droga e fizéssemos isto.”
Em uma atualização daquele mesmo thread, Smedley continua batendo o pé e certificando que isto não irá acontecer:
“Nós não estamos interessados em vender armas. Armas são adquiridas somente em criações ou explorando e encontrando uma. Nós não estamos vendendo poder.”
E isto não é tudo, com H1Z1 tendo uma lista imensa de erros e bugs que ainda não foram consertados, incluindo o chat desaparecendo, servidores reiniciando e jogadores que não conseguem acessar o jogo.
Em uma última atualização em sua página do Steam, os desenvolvedores da SOE explicaram que boa parte dos problemas serão consertados, além de esclarecer que o sistema de microtransações continuará como o modelo principal do jogo.
Para diminuir a ira dos usuários, Smedley anunciou no Reddit que os jogadores podem contatar seu e-mail para receber o dinheiro de volta, ou pedir o reembolso diretamente pelo Steam, com a grana sendo depositada na carteira do sistema. Mas isto será válido somente para as pessoas que compraram o jogo em seu lançamento, e valerá até o dia 19.
Por fim, Smedley decidiu desabafar sobre o problema, defendendo que não foi algo desonesto e que o estúdio foi sincero durante a repentina mudança para microtransações. De acordo com ele:
“Então eu eu discordo com o argumento. Em termos de sermos honestos sobre isso – é falso ao extremo – Citando um post do Reddit de oito meses atrás após inúmeros streams e entrevistas em que fomos bem públicos e colocando isso a frente e no centro em ‘Documento sobre o que esperar’ que estava bem em nossa página de compra.”
No momento, H1Z1 continua disponível no Steam pelo preço de R$ 36,99 e em uma versão Premium, pelo preço de R$ 72,99.