Campus Party 2015: Museu do Videogame, viagem a Marte (só ida) e muito mais no último dia de festa.
Sim, a Campus Party 2015 já é história, mas no último dia de conteúdo, quem ficou até o final aproveitou as novidades do evento e depois curtiu a festa da madrugada, que é sempre mais animada na última noite da festa.
A área de games, que foi muito bem este ano, encerrou suas atividades falando sobre jogos corporativos, Youtube e e-sports, sobre o “manual do Youtuber”, que trouxe várias dicas para quem quer começar seu próprio canal com qualidade de imagem e conteúdo e contou ainda com a presença do Museu Itinerante do Videogame.
Cleidson Lima é criador do primeiro museu para videogames do Brasil e trouxe no sábado (7) a história de como saiu de Campo Grande para todo o país levando seus consoles e suas histórias para o público de todo o país. Com o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura na categoria Museus, ele é convidado para expor seus videogames em shoppings e feiras.
Ainda sobre os videogames antigos, mereceu destaque na Campus o Gabinete-Fliperama de Marcelo Rodrigues, analista de sistemas que montou sozinho todos os componentes e tem em seu acervo clássicos de Neo Geo, Atari, Master System e muitos outros. Ele diz que gastou cerca de R$2.500 na construção do gabinete e junto aos outros que apresentamos foi alvo de curiosidade e fotos.
Bas Lansdorp foi quem trouxe a última palestra para a Campus Party. E também trouxe o tema mais ousado do evento: que tal ir até Marte com uma passagem só de ida? Foi o que trouxe de proposta o holandês, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Twente que tem a intenção de colonizar o planeta vermelho cinco anos antes da NASA. Mas como ele diz que a grande dificuldade não é chegar em Marte e sim voltar de lá, os voluntários já podem ficar sabendo que a viagem é só de ida e o “retorno” (se isso ocorrer) depende do próprio astronauta.
Na Cerimônia de Encerramento, hora de distribuir prêmios para os vencedores dos concursos e hackatons que ocorreram durante os dias de atividades. Também aconteceu com muita torcida as disputas de PES 2015, Just Dance 2015 e Street Fighter, com a equipe do Jovem Nerd se enfrentando neste último game.
Entre os vencedores estava Ezequiel França, que apresentou uma caixa de remédios inteligente que avisa a hora de se medicar e mostra os remédios certos a se tomar. Christina Chow e sua equipe ganharam 20 mil reais por apresentarem aplicações que medem o solo para utilizar água da chuva na agricultura. E Marcos Ramos Conceição ganhou o prêmio da PayPal (uma viagem para a sede da empresa) por construir uma maquina de café que “fale” com o sistema de pagamento online.
Entre premiações e agradecimentos, a assessoria do evento nos enviou os dados desta edição da Campus Party e vamos compartilhar alguns deles com você, para se ter uma noção do que aconteceu na São Paulo Expo nestes cinco dias de programação:
– Total de campuseiros: 8.000
– Barracas: 6.200
– Média de idade dos participantes:
Abaixo de 18 anos – 4,2%
Entre 18 e 29 anos – 71%
Entre 30 e 39 anos – 17%
Entre 40 e 49 anos – 4,6%
– Participantes brasileiros:
Os campuseiros vieram de 27 estados diferentes, incluindo São Paulo.
– Estados com o maior número de inscritos (%):
São Paulo – 46 %
Minas Gerais – 10 %
Rio de Janeiro – 9 %
Bahia – 7 %
– Participantes de outros países:
Tivemos campuseiros de 21 países diferentes, entre eles, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México.
– Atividades:
Cerca de 600 atividades, mais de 700 palestrantes, totalizando mais de 700 horas de conteúdos.
– Áreas com maior número de inscritos:
Empreendedorismo – 20%
Desenvolvimento – 19,5 %
Games – 18,9 %
Robótica – 9,2 %
– Produção e Tecnologia:
Área total do evento – 64.000m²
Cabos de rede – 50.000 metros
Cabos de fibra ótica – 30.000 metros
Envolvidos na organização – mais de 3.000 pessoas
Velocidade da internet – 50 gigabytes
E assim se encerrou mais uma Campus Party. Para quem participou a certeza de ter curtido ótimos dias, seja para aproveitar as palestras, para jogar com seus amigos (ou fazendo novos amigos) ou mesmo quem foi apenas para caçar os pombos que adentraram o local e acabaram virando meme (e ganhando uma credencial). Agora é esperar 2016 para retornar com mais uma semana de amizades, novidades e internet!
Crédito das fotos: Campus Party