Quer comprar aquele protótipo de Playstation? Ele poderá ser colocado à venda
Lembra daquele protótipo de Playstation que deu o que falar semana passada? Acredite você ou não na autenticidade do aparelho, o fato é que ele poderá ser vendido.
A Internet toda e nós publicamos na semana passada imagens de um possível protótipo do Playstation original, da época em que a Nintendo e a Sony trabalhavam juntas em um add-on com CD para o Super Nintendo.
O protótipo foi apresentado na CES 1991 (evento que era como uma pré-E3, que estreou em 1995), porém a Nintendo acabou deixando a Sony de lado e firmando contrato com a Philips e o resto da história você já conhece bem. Aproveitando, dê uma olhada no que rolou na CES daquele ano:
Pois bem, voltando ao polêmico console, ele foi encontrado por Terry Diebold, quando a empresa a qual trabalhava, a Advanta, ter falido em 2009. A Advanta foi presidida por Olaf Olafsson, que era CEO da Sony Interactive Entertainment (pré Sony Computer Entertainment) e um dos responsáveis por unir Sony e Nintendo. Ao esvaziar as coisas do escritório, Terry acabou tendo o protótipo em mãos.
Chegando ao ano de 2015, o filho de Diebold fotografou e apresentou ao mundo o console. Ele fez isto pois sua família está passando por problemas financeiros e querem vendê-lo. O que vai além do conteúdo original que publicamos, que dizia que eles queriam apenas uma fonte de alimentação para saber se o console ainda ligava e poder conferir o conteúdo de um cartucho que o acompanhava.
Em declaração ao site Polygon, Dan Diebold explica: “Encontrei o console há alguns anos, meu pai guardou ele no sótão. Quando a empresa (Advanta) faliu, disseram para meu pai esvaziar as salas e quando ele estava limpando o escritório, o encontrou. Penso que meu pai pensa em vendê-lo pois está falido”.
Mas é ou não é?
Junto com o console, uma série de polêmicas vieram junto. Apesar de declarações e a aparição pública dos donos do protótipo, existe gente que jura de pés juntos que o sistema é falso. O principal argumento seria o de que naquela época o sistema era chamado de Play Station, com as palavras escritas em separado e não como conhecemos hoje.
Também apareceu um post de um site francês que “descobriu a fraude”, associando o sistema a um grupo francês que customiza consoles e havia preparado este console para auto-divulgação. O que gerou desconfiança também desta versão, por algumas pessoas acharem tudo muito estranho.
O fato é: temos um protótipo do “Nintendo Playstation” e seus donos pensam em vendê-lo. Você acredita nas palavras de seus proprietários? Daria algum lance neste objeto que pode ser uma relíquia da história dos games? Ou acha que é tudo conversa jogada fora e quem comprar pagará muito caro em uma fraude?