RetroArkade: Jogos antigos que ficaram excelentes nos celulares
Que os celulares se tornaram em um excelente meio de se jogar games clássicos, todo mundo já sabe. Mas qual são os games que de fato merecem uma chance nos dispositivos móveis?
Os games clássicos ainda rendem algum dinheiro aos seus estúdios (ou empresas que adquiriram os direitos, em caso de falência), pois eles aparecem na PSN, na Xbox Live, Virtual Console e também, nos celulares, seja Android, iPhone ou Windows Phone.
Estes jogos contam com vários recursos para se adaptar a tela reduzida e a ausência de controle, e alguns trazem até novidades para incrementar o gameplay. Separamos aqui algumas excelentes opções que trazem de volta bons games e que poderão ser jogados em qualquer lugar. Vem com a gente conferir quais são eles:
Grand Theft Auto (III, Vice City, San Andreas): 2001 – 2005
Os games da série GTA conseguiram bom espaço nos celulares, trazendo tudo o que as versões originais ofereciam no Playstation 2. Os controles são atrapalhados por causa da tela, mas pegando o jeito, não tem mais do que reclamar e no caso do iPhone, é possível até salvar seu progresso no iCloud para jogá-lo em um outro dispositivo ou recuperar o save em caso de formatação do aparelho.
Soul Calibur: 1999
Um dos grandes da era 128-bit, Soul Calibur representou uma revolução nos jogos de luta em 3D, principalmente pelo seu gameplay cheio de movimentos e fácil de assimilar. Tem sua versão para o iPhone e é extremamente competente, seja no gameplay, idêntico ao Dreamcast, até no visual, que especialmente em telas retina, é fantástico. Um dos jogos que valem o investimento em um controle para celular, aliás.
Crazy Taxi: 2000
O divertido game arcade da Sega que consiste em fazer serviços de taxi no melhor jeito “GTA” de ser, com Offspring e Bad Religion de trilha sonora também faz bonito no iPhone e no Android. Simples para se adaptar na tela pequena e divertido pela sua rapidez arcade, combina perfeitamente com a proposta de jogos para estes dispositivos, sendo mais legal ainda se jogado com fones de ouvido, para ouvir a gritaria e a trilha pauleira!
Sonic the Hedgehog: 1991
O primeiro Sonic. Um dos maiores jogos de todos os tempos ganhou novidades que valem o investimento (que é baixo, pois é vendido por US$2,99 na App Store), como os gráficos que foram adaptados para as novas telas, save games para não deixar ninguém na mão (como era no tempo do Mega Drive) e até a possibilidade de se jogar com Tails e Knuckles, personagens que não existiam no primeiro jogo. Outros jogos do Sonic também fazem bonito nos celulares, como o segundo game e o CD, mas o primeiro é quem leva o “prêmio” de melhor Sonic móvel. Falta o Sonic Run, hein, Sega?
Colin McRae Rally 2.0: 2000
O divertido jogo de Rally que definiu um gênero e dura até hoje com o nome de DiRT, ganhou uma versão móvel com gráficos atualizados e texturas novas, deixando o jogo de Playstation bem menos parecido com o original, mas sem perder sua essência. Todos os elementos da época estão lá, assim como os carros, como o Ford Focus, o carro que todos queriam em 2000.
Grim Fandango: 1999
Analisamos sua versão para PC e neste ano os celulares também ganharam o divertido jogo. Por ser um point and click, não sofreu muito com sua adaptação, tendo mais dedicação com o visual, que foi remasterizado. Mas o excelente roteiro com a divertida — e exemplo de — dublagem fazem dele obrigatório para os clássicos jogadores.
Tony Hawk Pro Skater 2: 2000
O jogo de Skate mais amado de todos os tempos tem uma versão para iPhone, baseada no game para Dreamcast. Para um game de skate, os controles estão muito bons na tela e todo o conteúdo original, incluindo a trilha sonora e os cenários fazem desta versão uma das melhores do game. Infelizmente o jogo saiu da App Store.
The King of Fighters ’97: 1997
Existem vários games de luta para celular. Mas entre o Street Fighter II Collection e o Ultimate Mortal Kombat 3 (este com gráficos em 3D), ninguém supera o KOF mais querido de todos os tempos: o jogo de 1997. O gameplay é o mesmo, um botão especial ajuda para as “magias” e a dificuldade não perdoa, como nos bons tempos dos fliperamas. A SNK tem outros jogos clássicos em seu catálogo, como Samurai Shodown II e a série Metal Slug, mas KOF ’97 é o mais jogado, com toda certeza.
Mega Man X: 1994
E fechando a lista, o Mega Man X. Que ganhou uma versão móvel de primeira qualidade, com gráficos remodelados, modos mais fáceis para quem quer aproveitar o jogo sem frustração e desafios adicionais para quem quer mais desafio. Vale a pena “rejogar” Mega Man X apenas pela sua trilha sonora, mas a Capcom foi além e trouxe um jogo clássico mas totalmente reformulado e adaptado para seu novo “lar”.
Matando a saudade em qualquer lugar
Muitos outros jogos clássicos estão nas lojas dos dispositivos móveis. Alguns, como a maioria dos títulos da Sega, são apenas conversões do Mega Drive emuladas nos aparelhos, mas também saciam a nostalgia dos gamers retrô. Isso sem mencionar os emuladores, mais populares no Android e que tem seus muitos adeptos, que neste caso, contam com a biblioteca completa dos sistemas os quais emulam.
Mas a verdade é uma só: os celulares são sim um ótimo lugar para os jogos clássicos. Com o devido cuidado e novidades que valham a pena (como aquele Resident Evil pra DS que utilizou muito bem o elemento de toque na tela), muitos outros jogos interessantes deveriam chegar aos smartphones e tablets em um futuro próximo. Eu sugiro Daytona USA e Burning Rangers, e você?