Microsoft cancela Fable Legends e fecha o Lionhead Studios
Péssima notícia para os fãs de Fable que estavam na espera por Fable Legends. O game foi cancelado e seu estúdio, Lionhead Studios, foi fechado 🙁
A Microsoft lançou um comunicado que pegou todo mundo de surpresa, ao anunciar que estava cancelando Fable Legends, bem como encerrando as atividades de seu produtor, o Lionhead Studios, estúdio fundado por Peter Molyneux e responsável por toda a série Fable.
E não é só isso: para aumentar a treta, a Microsoft também fechou o estúdio Press Play, que ganhou notoriedade nos últimos anos por ter criado os games Max: The Curse of Brotherhood e Kalimba.
Fable Legends foi anunciado em 2014, e era um game bem esperado pelos jogadores de Xbox. O game deveria ter sido lançado em 2015, mas sofreu com inúmeros atrasos, atrasando inclusive o seu beta. No começo desse ano, a Microsoft voltou a falar sobre o game, anunciando-o como um de seus lançamentos para Xbox One e Windows para este ano. Porém agora, de uma hora para outra, o game simplesmente não irá mais acontecer.
Aqui está o comunicado completo, assinado por Hanno Lemke, que é Gerente Geral do Microsoft Studios Europeu, e que foi divulgado no site oficial da Microsoft (tradução livre):
“Hoje, eu tenho algumas mudanças difíceis para anunciar, que afetam alguns de nossos times da Microsoft Studios e projetos no Reino Unido e na Dinamarca.
Após muita consideração nós decidimos encerrar o desenvolvimento de Fable Legens, e estamos em discussões com seus empregados sobre o fechamento proposto do Lionhead Studios no Reino Unido. Adicionalmente, nós fecharemos o Press Play Studios na Dinamarca, e encerrar o desenvolvimento do Project Knoxville.
Essas foram decisões difíceis, e nós não as tomamos levianamente. Elas não são reflexo do desenvolvimento dessas equipes – nós somos incrivelmente sortudos por termos o talento, criatividade e comprometimento das pessoas desses estúdios. A equipe da Lionhead Studios agradou milhões de fãs com a série Fable com o passar da última década. A Press Play imbuiu a indústria com um espírito criativo único com games como Max: The Cruse of Brotherhood e Kalimba; ambos conquistando fãs apaixonados. Essas mudanças estão tomando forma enquanto a Microsoft Studios continua a focar seus investimentos e desenvolvimento em games que os fãs consideram mais divertidos e que querem jogar.
Eu falo por toda a Xbox quando falo que apesar dessas notícias, nós continuamos comprometidos com as comunidades de desenvolvimento no Reino Unido e na Dinamarca, e a Xbox continuará a apoiar novas IPs e originalidade nos games que oferecemos em nossas plataformas, sejam eles bluckbusters AAA como o Quantum Break da Remedy, Novas IPs aventureiras como Sea of Thieves da Rare, ou novas criações únicas de desenvolvedores independentes como a Moon Studios com Ori and the Blind Forest.
Nós não sentimos nada mais do que gratidão do fundo do coração para os membros da Lionhead Studios e da Press Play por suas contribuições para o Xbox e para os games. Nós estamos comprometidos em trabalhar bem próximos à aqueles que foram afetados pelas notícias de hoje, para encontrarem novas oportunidades no Xbox, ou parcerias com uma maior comunidade de desenvolvimento para ajudar a colocá-los em trabalhos em qualquer lugar da indústria de games que eles desejarem”.
Com isso, ficam aqui nossos votos para que os funcionários da Lionhead Studios e da Press Play possam encontrar novos empregos o mais rápido possível e continuem fazendo o que amam, e trazendo para nós, os jogadores, games com a qualidade que todos nós queremos. E para quem estava na espera por Fable Legends, fica o lamento.
Força galera!
(Via: VG24/7)