Rolando no ritmo e resolvendo puzzles a toda velocidade em Road to Ballhalla
Aprenda controlar uma bola e descubra como chegar no destino colecionando itens e sem se machucar. Conheça Road to Ballhalla, um jogo divertido e desafiador que se inspira em Marble Madness e Trials Fusion.
Desenvolvido pela Torched Hill, Road to Ballhalla se inspira na nostalgia e dificuldade de Marble Madness, jogo de 1984 desenvolvido por um jovem Mark Cerny, atual arquiteto chefe do Playstation 4. Assim como em Marble Madness, o segredo de Road to Ballhalla está no controle da bola, sabendo como mover até o ponto correto e esquivar de todos os obstáculos implementados em cada fase, aumentando a dificuldade e te forçando a resolver aquele puzzle da maneira mais veloz para manter o ritmo.
Road to Ballhalla faz o máximo para manter estes dois elementos balanceados, adicionando novas mecânicas no decorrer do jogo para você quebrar a cabeça tentando resolver os puzzles enquanto corre contra os perigos que são jogados em sua direção.
Temos labirintos sem paredes que formam passarelas recheada de curvas, lasers padronizados que te destroem com um simples toque, bolas gigantescas atropelando tudo que vê pela frente e uma mecânica interessantíssima baseada no movimento da tela que afeta a sua perspectiva da bola, mudando os controles do jogo de acordo ao ângulo imposto naquele momento. E isto é somente algumas das mecânicas que são implementadas nas primeiras fases, com Road to Ballhalla trazendo cada vez mais ideias e de maneiras diferentes, embaralhando umas com as outras e formando fases complexas que suportam esses conceitos coexistindo.
Para incrementar a dificuldade, itens que brilham dourado são espalhados pelas fases, fazendo o jogador agir com velocidade e decidir se deve pegar aquele item ou continuar a sua jornada pela procura da saída, por um lado os itens são cruciais para desbloquear novas fases mas por outro o jogador pode perder a bola e fazer com que contabilize mais um respawn, que também é importante na pontuação final.
Já no tom geral, temos Nicholas Singer, um compositor indicado ao Emmy que compôs a trilha sonora, fazendo com que cada música sirva um propósito para manter o ritmo intencionado para a fase. Acompanhando a trilha sonora, temos um visual minimalista e extremamente limpo, utilizando paletas de cores que combinam com os elementos já estabelecidos – como o vermelho e dourado – e adicionando novos tons para distinguir as fases. Seu humor também é bastante divertido, repleto de trocadilhos sobre bolas que são propositalmente ruins e mensagens sarcásticas que cutucam o jogador quando ele morre.
Por fim Road to Ballhalla traz uma experiência divertida e extremamente desafiadora para os amantes de quebra-cabeças e jogos de ritmo, valendo a pena quebrar a cabeça diante os desafios e adquirir pontuações perfeitas no decorrer do jogo.
Road to Ballhalla já está disponível para PC no Steam.
(Via: Road to Balhalla)