Facebook e Unity unem forças para uma plataforma de games no desktop
Em tempos de mudanças significativas na maneira de se jogar videogame, o Facebook e a Unity anunciaram uma parceria que busca levar os games feitos com a engine para a rede social, para somar a uma plataforma de jogos para desktop em desenvolvimento. De acordo com o anúncio na página de desenvolvedores do Facebook, os interessados tem até o dia 31 de agosto para oferecer uma ferramenta alfa de exportação, que será integrado ao Unity.
A plataforma para desktop, de acordo com o levantamento do TechCrunch, diz que a plataforma evoluiu demais para um aplicativo do Windows, que aparentemente estará disponível também para várias plataformas e irá oferecer suporte para os jogos tradicionais do Facebook, mas também para games um tanto mais profundos. Como o Unity está presente em vários games, não seria difícil imaginar uma revolução destas no que diz respeito a jogos na rede social.
As informações ainda são bem limitadas, e nem prazo para lançamento a plataforma tem, mas tudo indica que aos poucos, teremos mais uma rede de jogos à disposição, mas esta, em especial, com milhares de usuários em potencial logo em seus primeiros dias.
A história dos jogos nas redes sociais não é tão recente. Na época do MSN e do Orkut, ambas as redes contavam com jogos simples para seus usuários: podíamos jogar Uno com um contato do MSN ou jogar a popular Colheita Feliz. Com a popuaridade do Facebook, os jogos migraram para lá, mas pelo visto, o potencial da rede como plataforma de jogos pode ser bem maior do que os simples jogos que usam e “abusam” do direito de “enviar solicitações” para convidar outros a jogar. Assim como a proposta do Xbox e seu Project Scorpio, novos tempos para os games estão chegando.