No Man’s Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

29 de setembro de 2016

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

No Man’s Sky, o mais emblemático caso de “jogo que não correspondeu ao hype” do ano está sendo investigado pelo ASA (Advertising Standards Authority). O motivo: propaganda enganosa.

Não é de hoje que as produtoras e distribuidoras de games dão uma “exagerada” na elaboração do material publicitário de seus games. O objetivo, afinal, é gerar hype, fazer o público ter vontade de adquirir aquele jogo.

Porém, parece que No Man’s Sky foi longe demais nessa brincadeira. O ASA resolveu investigar o game justamente pelo elevado número de denúncias e reclamações contra o game — mais especificamente contra sua página no Steam — que andaram aparecendo nos últimos tempos.

Basicamente, os gamers estão afirmando que os vídeos e imagens apresentadas lá não correspondem ao jogo real. O que é compreensível, afinal temos imagens que dão a entender que o jogo possui batalhas espaciais épicas:

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

E planetas exuberantes cheios de criaturas fantásticas:

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

Quando, na verdade, não é bem assim que as coisas acontecem, né? Quer dizer, temos batalhas espaciais e temos criaturas malucas em planetas alienígenas… mas nada parece tão épico e grandioso quanto as imagens fazem parecer. Eu sei disso, pois eu passei mais de 30 horas jogando No Man’s Sky, e expliquei bem detalhadamente tudo o que eu não gostei no jogo na minha análise (clica aí e lê).

O fato é que esta investigação é apenas mais um dos problemas que a Hello Games e o Sean Murray precisam enfrentar por conta do game, que possui milhares de análises negativas no Steam e foi um dos campeões em pedidos de reembolso da loja virtual da Valve.

O volume de reclamações foi um fator determinante, mas um pedido formal foi aberto junto ao ASA por um usuário do Reddit… o mesmo Reddit que tem uma enorme lista de todas as “mentiras” que envolvem No Man’s Sky, tuo aquilo que o game prometeu mas não cumpriu.

No Man's Sky está sendo investigado por propaganda enganosa

Como uma espécie de ogão regulamentador de propagandas, o ASA tem o poder de tirar do ar materiais que possam violar seu código de conduta. Se os responsáveis pela propaganda não obedecerem, o ASA pode inclusive mexer seus pauzinhos para retirar as propagandas pagas dos buscadores de internet.

E você, o que acha do caso? Você se sentiu “enganado” pelo marketing do game? Acha que a Hello Games exagerou na dose, prometeu e não cumpriu? Deixe sua opinião nos comentários!

P.S. Se apesar de tudo isso você ainda estiver disposto a encarar o game, não deixe de ler nossa matéria especial: 12 perguntas e respostas sobre No Man’s Sky.

(Via: Eurogamer)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais