A Guerra do Streaming continua, com a fusão do Hitbox com a Azubu
O ato de assistir a pessoas jogando, ou a torneios de eSport já é uma prática comum, dividida entre várias empresas que, com iniciativas atrás de iniciativas, buscam convencer o espectador que é melhor assistir em seu site. Com melhoras constantes em tecnologia, parcerias, patrocínios e presença nos torneios mundo afora, o gamer acaba tendo várias opções, tanto para jogar, quanto para fazer o seu próprio streaming.
E nesta “guerra”, que é saudável, pois é travada com o objetivo de oferecer o melhor gameplay possível, temos mais um capítulo, e desta vez é com união de forças, com a fusão de Hitbox e Azubu, que agora passam a ser conhecidos apenas por Smashcast, e com isso, se tornam também a maior empresa de transmissão independente de games e eSports fora da Ásia.
A união de forças busca posicionar a nova empresa de frente para com o Twitch, mas com a diferença de que não é uma marca que nasce do zero, e sim uma união de empresas que já contavam com boa participação no mundo gamer. Através da assessoria de imprensa do Smashcast, foi explicado que as transmissões já estão funcionando no site www.smashcast.tv, e o aplicativo Smashcast também já está disponível na App Store e no Google Play.
Como novidade, o Smashcast traz um recurso chamado Hype-O-Meter, para medir forças entre as torcidas de duas equipes que estejam disputando algum torneio transmitido pelo serviço. E, apesar de simples, já mostra que nesta guerra, são sempre as boas ideias que garantem terreno, exigindo que todos os envolvidos sigam observando os passos dos rivais e respondendo a altura, garantindo assim mais posição na preferência dos gamers.
Além do Twitch, o Youtube também luta bastante pela preferência do gamer, com seu Youtube Gaming. As duas potências, somadas ao novo Smashcast, mostram mais uma vez o ótimo momento que os games e o eSport atravessam, com jogos sendo sinônimos de sucesso, streamings rolando soltos, com direito a muitos jogadores que acabaram virando celebridades por jogar, e vários torneios sendo acompanhados ao vivo por pessoas de todo o mundo.
Mas qual será o próximo passo? Criar mais espaços para que jogadores se sintam à vontade e bem para fazer seus streamings e seus canais? Se aproximar de torneios e times, para disputar quem consegue os melhores torneios com exclusividade? Se preocupar com maior interação com o espectador, dando um passo a mais além do chat e de medidores de torcida? Não sabemos, mas temos a certeza de que este universo é amplo e dinâmico, e, se qualquer empresa de streaming quer mesmo se manter no topo, é bom que se mexam sempre, e que atendam as demandas de seus públicos da melhor maneira possível, para que esta guerra continue por anos e anos.