Estudante apresentou TCC sobre Os Cavaleiros do Zodíaco, e levou nota 9,5
Para apresentar questões de liderança em seu TCC de administração, o estudante de administração Jonathan Julian, 26 anos, de Caruaru – PE, escolheu os Defensores de Athena para ajudá-lo em seu trabalho. Com o tema “Me dê seu líder, Pégaso”, ele apresentou para a banca da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), análises dos perfis dos cinco cavaleiros de bronze.
Fã do anime desde 1994, quando a animação estreou na finada TV Manchete, Jonathan ganhou nota 9,5 da banca de avaliação e explicou para o G1 que, ao procurar informação sobre TCCs que se inspiravam em personagens de anime, tais materiais só aconteciam quando relacionados com o marketing. Então, ele decidiu analisar o perfil de liderança de Seiya, Shiryu, Shun, Ikki e Hyoga, para desenvolver seu trabalho.
O professor Luiz Sebastião, que deu aulas a Jonathan no quarto período do curso, e ministra metodologia científica, comentou que, durante o desenvolvimento do TCC, percebeu que era realmente possível aliar estudos de administração com o anime japonês. “O TCC dele é sobre liderança e o objeto de estudo são os principais personagens dos Cavaleiros do Zodíaco. Como eu não conhecia muito o desenho, minha orientação foi basicamente com relação às várias teorias de liderança, enquanto ele ficou a cargo de relacionar isso com os personagens. É incrível como ele tem noção dos detalhes do anime”, ressaltou o professor.
Por mais absurdo que possa parecer para algumas pessoas, animes, games e filmes em geral contam sim com fortes aspectos de liderança, psicologia, administração e muito mais. Os Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, contam com os cinco cavaleiros precisando de características muito fortes para que um ajudasse o outro, em caráter de equipe, para realizar os seus objetivos, que eram proteger Athena e assim, proteger também o mundo. Que mais alunos coloquem seus animes, ou os games, em seus próximos TCCs. Mesmo quem não gosta destas coisas, terá muito conteúdo interessante para conferir.
Junior Candido é editor do Arkade e você pode seguí-lo no Twitter.
Via (G1)