Método científico estudou vários solos históricos, para criar o “solo de guitarra perfeito”

26 de janeiro de 2023
Método científico estudou vários solos históricos, para criar o "solo de guitarra perfeito"

Qual é o seu solo de guitarra preferido? E qual é o que você considera o mais perfeito de todos os tempos? Cada um, que gosta da guitarra e dos músicos que melhor exploraram o instrumento até hoje, tem a sua resposta, baseados nos mais variados fatores, entre os técnicos e os emocionais. Mas a ciência tentou encontrar o “solo perfeito”.

Para isso, a revista Total Guitar, do Reino Unido, procurou usar de recursos bem diferentes para encontrarem o “solo perfeito”. Eles usaram um método científico, onde a primeira etapa foi levantar, junto com seus leitores, os 50 melhores solos de todos. Quem ganhou esta enquete foi o solo de Bohemian Rhapsody, do Queen, cujas guitarras são de Brian May.

Outros solos de músicas de bandas como Guns N’ Roses, Pink Floyd, Metallica entre outros também foram citados. A partir daí, a equipe da revista avaliou todos os solos dentre os 50 escolhidos. Avaliaram melodia, tom e tempo, entre muitos outros detalhes. Os destaques de todas estas músicas foram coletados, para compor o “solo perfeito”.

Construção do solo e a forma com a qual as notas aparecem também foram dignas de observação. “Seguindo um lick de abertura melódico, passamos para um arpejo no estilo Comfortably Numb (Pink Floyd), notas em staccato no estilo Bohemian Rhapsody e tapped bends inspiradas em Crazy Train (Ozzy Osbourne)”, explicam.

Também usaram elementos de Highway Star do Deep Purple, Free Bird do Lynyrd Skynyrd, Sweet Child O’Mine do Guns, Hotel California dos Eagles e até Beat It do Michael Jackson, cujo solo é do finado Eddie Van Halen. O “solo perfeito” foi batizado de “The Franken Solo”, fazendo referência ao Frankenstein e seu solo “feito de retalhos de vários solos”. Ouça e veja o que acha:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais