A Sony acabou com a festa dos games com Platinas muito fáceis
Sabe aqueles troféus de Platina extremamente fáceis no universo PlayStation? Pois a Sony resolveu colocar um fim nesta “era”, avisando todos os produtores com jogos em seu sistema de jogos, que terá novas medidas para combater games considerados como “duplicados”, ou como “spam”.
Com isso, os jogos não poderão mais contar com platinas exageradamente fáceis.
O Dexerto obteve um comunicado, onde a Sony explica que parceiros que “saturam ou fazem spam” na PlayStation Store com muitas “variantes do mesmo conteúdo”, ocasiona um impacto negativo na experiência tanto para os consumidores, quanto para os parceiros.
Assim, a Sony vai considerar “spam” todo game que tiver as seguintes características:
- Produtos cujas funcionalidades são copiados ou não são significativamente diferentes dos produtos já publicados na PlayStation Store, independentemente da editora do registro.
- Múltiplos conceitos e variantes de produtos, publicados por parceiros individuais, que têm funcionalidade ou experiências duplicadas, diferenciadas apenas por pequenas variações de funcionalidade.
- Sempre que possível, os parceiros devem considerar agregar experiências de pequenos e semelhantes conteúdos num único produto, utilizando o comércio dentro do jogo para expandir ou alargar a experiência.
- Por exemplo, ter troféus diferentes para cada produto não é suficiente para diferenciar o conteúdo.
Quem não cumprir as novas regras, poderão sofrer consequências como a de ter todos os seus games retirados da PS Store. Mas dependendo do caso, eles podem sofrer sanções menores, como ter limitações na pesquisa da loja, não aparecimento nas novidades, não aparecimento na lista de procura, menos espaço para reviews, entre outras questões.
Os jogos de platina fácil se tornaram em uma espécie de “subcultura” dentro do universo PlayStation. Com jogadores querendo ampliar seus perfis dentro do universo da Sony, vários games com tarefas extremamente simples e que rendiam a desejada Platina com poucos minutos de jogo. Eles já eram criticados por algumas pessoas, que argumentavam que tais games eram mal feitos, e que serviam apenas para fazer “grana fácil”, usando o argumento da Platina para vender um game que não ficaria mais do que uma hora instalado no videogame de quem o comprou.