Acredite se quiser, mas até o Ratinho tem um jogo para chamar de seu!
Nos anos 90, um dos programas mais vistos no Brasil era o do Ratinho. O apresentador que teve suas primeiras oportunidades na Gazeta, e começou seu legado como apresentador na Record, conseguiu um enorme sucesso no SBT, com seu programa regado a calouros, algumas bizarrices e o tão conhecido Resultado de Exame de DNA.
E, como tudo nos anos 90 e 2000, acabava virando ou um CD musical ou um CD-ROM interativo, o Programa do Ratinho foi mais um, dentre muitos, que ganhou o seu próprio CD com jogos. É curioso o fato de que um programa cujo apresentador divulgava de tudo, como pó pra emagrecer, o famoso “Café no Bule” ou o também conhecido Xocopinho, não falou tanto do jogo, por isso muita gente nem sabe que ele existe.
Mas, um belo dia, vi um vídeo no Youtube, no canal da Nostalgi, que trouxe vários jogos brasileiros bem obscuros, entre eles, o do Ratinho. Aí não tinha outra coisa a fazer: tive de ir atrás desta “jóia” da indústria do videogame brasileira e ver o que o jogo do Ratinho tinha pra oferecer. Inclusive, te incentivo a ver este vídeo também e prestigiar o trabalho da garota:
O jogo é, por incrível que pareça, uma reprodução do programa do SBT. Quem fez o jogo nem pensou em trazer uma aventura específica com foco no apresentador, apenas quis levar ao “CD-ROM” uma “experiência” do programa que passava na TV à noite. Na verdade, são quatro mini-games, que hoje seriam tranquilamente oferecidos para celular.
Um dos mini-jogos, por exemplo, é o “Sai de Perto, Ratinho”, e faz referência a uma chuva de coisas que eram jogadas no palco durante as brigas, com microfones, paus de macarrão, sapatos e frutas voando, com o apresentador se desviando de tudo. O jogo do sete erros, o “Epa opa epa”, traz um casal, pronto para brigar por causa de DNA, com os erros que devem ser descobertos pelo jogador.
Ainda há o jogo “Vamos quebrar tudo”, que se inspira na música que tocava quando “estavam quebrando tudo” no palco, e que consiste em jogar o microfone no palco e nos personagens do programa, como o Sombra e o Xaropinho. E o “Assuma que o filho é seu”, que você tem que provar que não é o pai… montando uma máquina com peças de um quebra-cabeça. Bom, é isso mesmo o que você leu. E se você ganhar, parabéns, porque você “não é o pai”.
Sim, o “You Win” do jogo do Ratinho é um belo e sonoro “Você não é o pai!”
Se você também quer experimentar essa pérola e jogar um game que é um legítimo café no bule, ele está disponível no Internet Archive. Você poderá experimentar os joguinhos do então CD-ROM e relembrar um pouco de um dos programas mais insanos que o Brasil já viu.