Afinal, deixar o PS5 na vertical vaza o Liquid Metal ou não?
Nesta semana, o assunto “deixar o PS5 na vertical pode estragar o console” foi bastante comentado, após declarações de TheCod3r, YouTuber conhecido por reparar consoles da Sony. Ele havia dito que é possível que o Liquid Metal, que ajuda no resfriamento do console, poderia vazar de alguns consoles, prejudicando a longo prazo o funcionamento do videogame.
Com uma declaração dessas, o debate teve início. Houve quem tentasse entender se realmente existe um problema no console, como também surgiram os fanboys, conhecidos por agir de forma alienada dos fatos, defendendo seu sistema de forma cega, sem apego aos fatos, movidos apenas pela defesa da plataforma preferida, independente do fato da Sony estar certa ou não nesta situação.
Inclusive, TheCod3r explicou que foi “perseguido” por estes fanboys, e gravou novo vídeo, afirmando ainda que o problema do Liquid Metal é real e pode sim acontecer. Entretanto, deixou claro que jamais havia dito que o problema aconteceria em consoles ainda dentro das caixas. Ele fala que tal problema poderia acontecer em consoles que já estão ativos e que ficam na vertical.
Ele também já havia dito, no vídeo anterior a respeito, que isso não é um problema “de série”, ou seja, não são todos os PlayStation 5 na vertical que teriam o problema de vazamento do Liquid Metal, recomendando, pelo menos, a atenção dos donos do console, que o usam nesta condição.
Para as questões com o Liquid Metal, a Sony possui quatro proteções, patenteadas, que estão públicas desde agosto de 2022. Elas detalham o processo usado na proteção de fuga do Liquid Metal, com cada uma delas implementadas para tentar evitar problemas sérios no seu PlayStation 5.
Os engenheiros da Sony decidiram usar esponja, fita isolante, o formato do dissipador de calor e um escudo em torno do Liquid Metal para garantir que não houvesse fuga e danos ao console. Tal patente foi compartilhada por Zuby_Tech, outro entusiasta de consoles:
Independente de qualquer coisa, há rumores de que a Sony já está redesenhando o seu console. Seja em forma de atualização, console “Pro” ou console “Slim”, é comum que as empresas, incluindo a Sony, redesenhem seus consoles com o passar dos anos. E, partindo do princípio de que o redesign serve para reposicionar itens, remover os que não foram tão utilizados e garantir um melhor funcionamento, é bem possível que maiores sistemas de proteção ao console estejam em discussão nas mesas de reunião sobre o “novo” PS5.
E você pode dizer o que acha disso. Se acha que há mesmo algum risco de usar o PS5 na vertical, se acha que é conversa para boi dormir ou se acredita que exista o problema sim, porém em apenas alguma linha específica de consoles vendidos.