Águas de São Pedro é a primeira cidade digital do Brasil, com 4G e tudo
Como toda cidade do interior, Águas de São Pedro estava em festa por mais um grande acontecimento para a sua população. Mas diferente de todas as festividades tradicionais do interior, esta comemoração celebrou o novo título que a cidade recebeu: o de primeira cidade digital do Brasil, que faz dela referência com vários avanços em comunicação e serviços.
O projeto realizado na cidade, que é próxima de Piracicaba e fica a 187 km de São Paulo, contou com a parceria da Vivo/Telefônica e investimentos de mais de R$2 milhões em estrutura. O projeto envolveu a troca da antiga central telefônica por cinco armários de fibra ótica que vão oferecer, além de alta qualidade de voz, velocidades de conexão de até 25 Mbps. E, além de tudo, sinal de 4G.
E por causa desta alta velocidade, a cidade também vai ganhar em serviços. As luzes dos postes serão controladas na sua intensidade, aplicativos poderão ajudar no acompanhamento online de consultas médicas e até as vagas de estacionamento serão controladas, mostrando as disponíveis para o motorista. Os turistas terão internet Wi-Fi em locais específicos da cidade.
Para conhecer o projeto, fomos ver de perto os armários e conferir testes de velocidade, andando pela cidade na companhia do presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, e o prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan. Ronan, nos apresentou a cidade, contando-nos sobre as famosas águas medicinais da região, o fato de ser a menor cidade em extensão do estado e de apresentar, com orgulho, o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país. Ah, e lá também não tem cemitérios – por causa das águas da cidade.
E em clima de muita festa, foi apresentado a toda a população – e ao Brasil – o projeto da cidade digital. Segundo Valente, este projeto só foi possível graças à facilidade da cidade em se adaptar ao projeto, seja em forma de estruturas, seja em forma de leis. Ainda de acordo com ele, a intenção da Vivo é de levar mais que apenas a comunicação, mas também ajudar no progresso comunitário, trazendo todos os benefícios em questão de educação, segurança e outros para todos.
Por se tratar de uma cidade digital, a placa também é digital. E com isto, temos a primeira cidade toda digital do país, com velocidade em transferência de dados, serviços de ponta e o 4G, que ainda está engatinhando no restante do país. Coisas que, vale lembrar, influenciam até mesmo no lazer das pessoas, como jogos online ou sites de filmes, séries e música.
Até o momento do fechamento desta matéria, não soubemos ainda se as pessoas poderiam levar suas televisões e videogames para os hot spots da cidade para jogar online.
*O colaborador representou a Arkade e visitou a cidade de Águas de São Pedro e as instalações no local a convite da Vivo.