Análise Arkade – Assetto Corsa Competizione segue exigente e divertido (para quem ama simulação)

17 de julho de 2020
Análise Arkade - Assetto Corsa Competizione segue exigente e divertido (para quem ama simulação)

No mundo atual dos simuladores de corrida, há diversas opções, cada uma com uma particularidade. Temos Forza, que segue incrementando a cada dia sua série com visual e gameplay de primeira. Gran Turismo, por sua vez, atualmente conta com sua “enciclopédia automobilística” em um formato focado em competições online. E a Fórmula 1, um dos vários games da Codemasters, oferece, nos últimos anos, um misto entre controle de ponta com acessibilidade, para atrair jogadores iniciantes.

E, é claro, temos Assetto Corsa. A série, da Kunos Simulazioni, tem definido a sua razão de existir: oferecer um simulador hardcore, feito ou para quem se julga em um nível intermediário, e quer melhorar mais nas pistas online, ou para quem já domina muito bem os circuitos, e quer aproveitar um game bem parrudo, em opções, configurações, e controle dos carros.

O novo game da série, Assetto Corsa Competizione, traz mais dessa proposta hardcore, mas focado no mundo GT. Trata-se, basicamente, do game oficial da Blancpain GT Endurance Cup, o torneio que atualmente segue o legado da antiga FIA GT3. Com carros desta categoria, o foco está em corridas de resistência, como as 24 Horas de Spa, na Bélgica. Isso significa que, seja por muito, ou por pouco, é o que você terá à sua disposição por aqui: corridas e desafios que focam mais na resistência, do que em provas curtas.

Muito realismo, para quem busca desafios

A sensação ao jogar Assetto Corsa Competizione é interessante. Por um lado, temos, de fato, um realismo raramente visto em games do gênero. Iniciantes sofrerão muito aqui. Mas jogadores que já estão acostumados com os simuladores, sem necessariamente serem experts no assunto, poderão se divertir. Mas vale lembrar: o game é direcionado para quem uma boa simulação, sem tentativas de facilitar o jogo, como os simuladores da Codemasters, por exemplo.

Mas, há algumas ajudas sim. Há ajuda para entrada nos boxes, há o câmbio automático, e um controle de estabilidade. Mas não espere nada além disso. O câmbio, mesmo automático, te dá a possibilidade de mudar marchas, se achar que precisa trocar antes do que o jogo vai te sugerir. O controle de estabilidade também não é dos mais “trilhos de trem”, exigindo atenção do jogador. E toda a exigência de uma corrida de resistência é oferecida por aqui.

Há painel com diversas configurações, que atrapalharão quem não é familiarizado com tantas coisas, mas que assim como outras funções do game, dão todo o controle ao jogador. É possível, por exemplo, configurar toda a dinâmica de pit-stop. E, falando em pit-stop, eles são obrigatórios. É preciso entrar durante a abertura da janela, e manter-se na velocidade adequada na entrada. Estar acima da velocidade, ou ignorar a janela, é desclassificação na hora.

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E, em meio a tanto controle de funções ao jogador, temos também o gameplay. Como dito, Assetto Corsa busca trazer uma simulação exigente, o que vai exigir muito treino, para dominar os Porsches, Lamborghinis, Ferraris, e McLarens do game. Mas, para quem encarar o desafio (neste caso, falando para quem joga simulador, mas de maneira mediana), vai encontrar um game que tem muito para divertir, com corridas longas e que exigirão não só o domínio dos controles, mas atenção constante.

É daqueles games que uma escolha errada compromete o carro, e o desgaste influencia no guiar. Por isso, repito: se você é iniciante em simulação, e quer subir “um degrau”, Assetto Corsa, apesar de exigente, é uma ótima pedida. Mas, se o seu negócio é corrida casual, é melhor dar preferência para outros games, para evitar frustrações de não conseguir fazer curvas, perder corridas por causa de pit-stop, ou ainda causar acidente em plena largada, uma vez que no mundo do GT, as largadas são com os carros em movimento.

Conteúdo dos tempos de 32-bits

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Como o foco do game é exclusivamente no gameplay, em conteúdo Assetto Corsa Competizione é bem limitado, se levarmos em considerações outros games do gênero recentes. O game oferece três categorias de temporada da GT, no modo campeonato, eventos especiais, na qual você precisa cumprir objetivos propostos em um ranking global, o modo “um jogador”, com corridas únicas, montadas pelo jogador. E o modo carreira, muito mais limitado do que o que vemos atualmente.

O modo carreira não deixa de ser um “modo campeonato”, mas com o piloto que você construiu. O game vai te colocar em competições da GT, e seu piloto vai evoluindo com a equipe que o contratou pelas corridas. É um modo bem curto, inclusive, se comparado com o que Forza, Dirt, ou Project Cars oferecem. Há, ainda, uma galeria, e um modo multiplayer, sempre vazio. E só.

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As pistas também são as mesmas do circo da GT. Incluindo velhos conhecidos dos fãs de Fórmula 1, como Spa, Monza, Silverstone, Paul Ricard e Suzuka. Outras pistas famosas do fã da velocidade também estão presentes, como Laguna Seca, ou Brands Hatch. Mas são apenas as pistas do circuito, assim como os carros, que estão com opções entre 14 montadoras.

É o suficiente para quem quer passar um bom tempo guiando. Mas, é preciso avisar que é muito pouco, nos padrões atuais. Não que o público do game queira uma tonelada de conteúdo. Porém, isso precisa ser dito, para que quem considere comprar o game, saiba que não terá carros e conteúdos no mesmo nível de outros simuladores. O foco aqui é guiar. E em oferecer um bom gameplay de corridas, o jogo faz muito bem.

Vale a pena, mas para quem quer desafio

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Avaliar Assetto Corsa, na “metodologia” atual dos videogames, é algo complicado, e impreciso. Pois o game é extremamente eficaz no que se propõe: oferecer um gameplay de simulação bem exigente, com foco no realismo. Mas, no final das contas, o game sempre vai ser comparado a outros games do gênero, com visual mais caprichado, ou com mais conteúdo. E vai levar “notas baixas” da mídia especializada, que entende que resumir o game a um “número” é o suficiente.

No Metacritic, plataforma amplamente querida pela comunidade, mas que eu, particularmente, não a considero a principal fonte de decisão sobre um game, além de acreditar que há certo “exagero” da comunidade no valor que dão para tais notas, é possível ver um ótimo exemplo: canais que avaliaram o game como o simulador que é, deram “notas altas”, baseados em seu gamplay consistente. Já jogadores que não são tão próximos de simuladores, trouxeram boas críticas ao game.

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E ambos estão certos. Como game, Assetto Corsa Competizione deixa mesmo a desejar em alguns aspectos. Mas, como simulador, o game segue extremamente competente. Consegue dar ao “piloto virtual” muitos recursos e um controle de carro bem interessante. Tem suas falhas? Sim. Mas trouxe um prazer em correr, “simulodaristicamente” falando, imenso. Não é um game que pode ser medido em “médias”. E sim, em interesses de jogador. É casual? Passe longe, ou encare para aprender. É, digamos, um “piloto moderado”? Este game vai te ajudar a dominar ainda mais os simuladores. E, se você for um “piloto virtual”, pode ter certeza que terá um competente game para suas corridas.

Por isso, um conselho, de amigo. Não só para este game, mas para qualquer outro que tenha o interesse: não fique preso a “médias de notas”. Veja, ao invés disso, vários reviews. Especialmente de pessoas que mostram ter um mínimo de intimidade com o gênero, e que possam te ajudar, de maneira positiva, a ver o que o jogo oferece. Além das impressões, que dão a entender o que esperar do game.

Assetto Corsa Competizione já está disponível, para Playstation 4, Xbox One, e PC.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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