Análise Arkade: Blazing Chrome traz muita diversão e desafio e é do Brasil!
Prepare-se para muito tiroteio e nostalgia made in Brasil! Pois enfim o novo game da Joymasher está entre nós! E é hora de entrar na guerra contra as máquinas e conferir nossa análise completa de Blazing Chrome!
O melhor Contra que nunca foi feito
A Joymasher é um estúdio especialista em dar nova vida a clássicos do passado. Revivendo clássicos como Ninja Gaiden na forma de Oniken e Castlevania na forma de Odallus: The Dark Call. E agora o estúdio trouxe de volta toda a ação e dificuldade de Contra na forma de Blazing Chrome!
Blazing Chrome está ambientado em um futuro em que as máquinas dominaram o mundo inteiro, quase exterminando toda a raça humana. O que restou da humanidade formou pequenos grupos ao redor do mundo para tentar sobreviver e lutar contra os poderosos robôs. E um desses grupos forma o time de protagonistas do game.
A equipe é composta por Mavra, a líder do grupo; Doyle, um robô reformado para ajudar a humanidade e amante de Rock e Metal; Raijin, um quieto e poderoso ninja e Suhaila, mulher com próteses cibernéticas muito poderosas. Esses quatro são a única esperança de tentar virar o placar na guerra contra as máquinas. E eles irão pra cima dos inimigos com tudo.
Assim como em games clássicos, o game vai direto ao ponto, apenas apresentando um pouco de seu mundo e largando o jogador direto na ação. E o game é, pura e simplesmente, Contra revivido. Oferecendo a mesma jogabilidade, muito desafio e inimigos com visuais bem criativos.
Na verdade, a Konami chegou a anunciar um novo Contra durante a E3 2019, chamado Contra: Rogue Corps, mas a recepção dos jogadores com esse game foi muito negativa, pois entre várias coisas, ele não se parece muito com a série que muitos jogadores amam.
Já Blazing Chrome não decepciona nesse sentido, ele entrega exatamente o que um fã de Contra deseja. E se você estiver procurando por alguma experiência em shooter old school, não tem erro, Blazing Chrome é altamente desafiador e divertido!
Gameplay
Blazing Chrome é um shooter 2D muito competente e exatamente como a clássica série que a inspira. Inicialmente o jogador pode escolher jogar com Mavra ou Doyle, que possuem jogabilidade padrão. Ambos são equipados com metralhadoras que podem ser melhoradas com Power Ups.
Os dois personagens podem equipar até quatro tipos de armas diferentes: A metralhadora padrão e mais três armas adquiridas via power ups encontrados em caixas. Os power ups são: Um lança granadas que causa muito dano mas tem tiros lentos, uma corrente de anergia que pode ser movimentada e uma arma laser que pode ter seus tiros carregados.
Após terminar o game pela primeira vez, Raijin e Suhaila são debloqueados. Eles usam pulsos de energia de curto alcance, podendo carregar seus golpes, porém eles não podem equipar power ups de armas. De certa forma, é quase estilo X e Zero em Mega Man X.
O game é dividido em 6 missões diferentes, com as quatro primeiras podendo ser jogadas em qualquer ordem. O game oferece muito desafio, são muitos inimigos vindo de todos os lados e muito tiroteio vindo de todas as direções, e basta que você tome apenas um único tiro para perder uma vida. E se você morrer, perde o power up que estiver usando na hora da morte!
O game ainda possui três modos de dificuldade: Fácil (7 vidas e continues infinitos), Normal (5 vidas, continues infinitos e leaderboards) e Hardcore (3 vidas e apenas 3 continues). E você morrerá muito no game, então esteja pronto para o desafio!
Audiovisual
Blazing Chrome tem um visual completamente retrô, ao estilo Super Nintendo e Mega Drive, com personagens e cenários compostos de sprites pixelados, porém com bastante detalhes em todos os seus visuais, nos personagens, inimigos e explosões.
O game é 100% old-school, até mesmo em seus efeitos. Quando algum sprite se aproxima ou se distancia da tela, rola aquela distorção dos pixels como acontecia com games antigos. As animações dos personagens também transpiram nostalgia, e ainda assim o game consegue parecer novo, uma nova experiência.
O game felizmente não possui muita repetição, com vários cenários diferentes em cada uma de suas missões. Não temos aliens aqui, mas em missões mais avançadas algumas criaturas biomecânicas com visual muito legal começam a aparecer. Acima de tudo, o game foi criado pensando na ação rápida, então treine bem seu olhar para não se perder em maio aos inimigos, tiros e outros elementos de cenário.
A trilha sonora do game é excelente, regada a muito rock e metal em chiptune, contando ainda com algumas falas com aquele estilo de gravação bem difícil de entender, ao estilo dos games de antigamente. Visual e trilha sonora criam uma atmosfera perfeita para o game, que é ao mesmo tempo nostálgica e animada.
Conclusão
Blazing Chrome é mais um excelente título dos brasileiros da Joymasher. O game traz muita diversão e desafio de alto nível, mais uma vez mostrando que o passado tem muita relevância nos dias atuais. E que um pouco de nostalgia nunca é demais.
Não é preciso dizer, mas Blazing Chrome possui localização total em português brasileiro, exceto com as poucas vozes do game, que servem para fortalecer seu estilo retrô. Se você gosta de games antigos e quer um desafio bem divertido e que não toma muito tempo, então vá sem medo e jogue Blazing Chrome! Ah, e o game ainda conta com co-op local!
Blazing Chrome está sendo lançado hoje, dia 11 de julho, com versões para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.