Análise Arkade: A Conclusão Épica de The Wolf Among Us – Cry Wolf (Season 1, Ep. 5)
Finalmente chegamos ao grand finale deste épico conto de intriga, poder e autoconhecimento. Confira na sequência nossa análise do episódio final de The Wolf Among Us, intitulado Cry Wolf!
As peças de xadrez estão em seu lugar pronto para o embate final entre Bigby e o misterioso Crooked Man: toda a antecipação acumulada nos episódios anteriores está bem aqui, pronta para ser libertada. Mas antes de começarmos a falar sobre Cry Wolf, vamos relembrar que todos os episódios de The Wolf Among Us já receberam suas respectivas análises, que você conferi-las nos seguintes links:
Episódio 4: In Sheep’s Clothing
Agora vamos para a análise de Cry Wolf!
“You’re not as bad as everyone says you are.”
Esta frase dita pela Faith para Bigby no primeiro episódio foi se elevando cada vez mais até o excitante desfecho que The Wolf Among Us teve: a cada momento este pensamento corre na mente de Bigby ao encarar seus maiores desafios e decisões que dão peso em cada personagem envolvido nesta trama.
Um dos meus maiores medos depois de ter acabado o quarto episódio foi do imenso trabalho que a Telltale Games teria que fazer para terminar a série em tão pouco tempo de jogo. A média de noventa minutos por episódio mal daria para arranhar a superfície da trama, sequer conseguir responder todas as perguntas que recebemos desde o primeiro episódio.
E fico feliz em dizer que a Telltale Games conseguiu dar todas as respostas e ainda entrelaçando-as umas as outras de maneira brilhante, com a história principal se fechando perfeitamente ao lado de todos os arcos secundários que foram abertos por outros personagens nos cinco episódios.
Cry Wolf começa com aquele excitante bang que esperávamos após o fim de In Sheep’s Clothing, com Bigby em uma sala junto de todos os antagonistas que ele encontrou até agora. Inclusive o homem por trás de tudo, o Crooked Man.
Este episódio é repleto de lutas e perseguições que são muito bem executadas, especialmente quando lembramos que este é um point and click. Por incrível que pareça, essa “limitação” acabou se tornando uma vantagem, pois a Telltale consegue fazer tudo funcionar de maneira muito cinematográfica.
A luta envolvendo Bloody Mary merece palmas, conseguindo atingir e exceder todas as expectativas que criei desde a primeira vista desta vilã. A direção cinematográfica que a batalha tomou é incrível, considero esta a melhor luta já feita na série inteira graças à direção artística. O confronto entre os personagens culminou em um dos momentos mais impressionantes e excitantes de todos os cinco episódios.
Mas como o foco da Telltale Games não está só na ação, os diálogos continuam impressionantes e cada frase ganha um impacto maior por este ser o último episódio. Este é o momento da reivindicação, de punir o culpado, de absolver o atormentado e finalmente limpar Fabletown de toda escória e sujeira que foi se acumulando pelo Crooked Man, e por este motivo cada ação, seja pequena ou grande, é como um soco para Bigby enquanto ele realiza que muitas vidas estão em suas mãos e somente seus atos poderão vingar os que morreram.
E pela primeira vez a Telltale Games conseguiu, no melhor estilo de investigação noir, concluir os maiores pontos com flashbacks de evidências e fatos que ocorreram desde o primeiro episódio, uma forma muito boa para recompensar os jogadores mais observadores e uma prova de que a empresa esteve o tempo todo com as rédeas da história bem firme: vários toques e dicas foram dados nos primeiros episódios e aqui tudo vem a tona em um clímax narrativo muito bem amarrado.
Assim, The Wolf Among Us conseguiu atingir seus objetivos, fossem eles pré-determinados ou não: adaptar o rico universo de Fables para os videogames de uma forma excepcional, iniciar uma franquia tão boa quanto The Walking Dead, e instigar a curiosidade dos jogadores pelo mundo que Mark Buckingham e Bill Willingham criaram na revista em quadrinhos Fables.
Cry Wolf é o ápice cuidadosamente planejado pela Telltale Games para a série, me deixando sem fôlego nos últimos momentos e ansioso para saber o que virá para o futuro desta franquia, da mesma forma que o final da primeira temporada de The Walking Dead me deixou.
The Wolf Among Us: Cry Wolf já está disponível para download nas redes Steam, App Store, PSN e Xbox Live. Agora vamos torcer para que a segunda temporada aconteça logo, e continue o épico conto do Grande Lobo Mau, Bigby Wolf.