Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

23 de setembro de 2024
Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Survival Horrors clássicos estiveram em falta por muitos anos, mas atualmente vem ganhando mais e mais espaço novamente, ainda que não totalmente comprometidos ao estilo original. Mas Conscript, da Catchweight Studio, não tem medo de nos entregar a experiência clássica e cruel dos anos 90, mas deixando os monstros de lado e nos colocando para testemunhar o horror da guerra das trincheiras.

Venha então conferir nossa análise completa deste excelente Survival Horror!

1916, França, em meio às trincheiras

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Conscript nos leva para a o fundo das trincheiras da França durante a Primeira Guerra Mundial, não para vivenciar a ação e adrenalina das batalhas, como num FPS, mas os horrores vividos nessa antiga forma de guerra, com soldados franceses afundado em lama, cinzas e destroços enquanto os alemães invadem o país.

A história acompanha André, um soldado francês enviado para o Forte Souville para enfrentar as tropas alemãs. Porém, o forte acaba sofrendo um ataque em larga escala e o irmão de André, Pierre, desaparece dentro das trincheiras após ser resgatado por seu irmão. Após acordar de um ataque surpresa, André se encontra sozinho, e parte em busca de seu irmão perdido, enquanto tenta sobreviver aos horrores da guerra.

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Conscript é um Survival Horror bem diferente do padrão, pois aqui não estamos enfrentando monstros, e sim humanos em uma guerra. O horror está em vivenciar seus companheiros caindo em sua frente, o forte que você foi despachado para proteger a beira de ser completamente sitiado e o entendimento de que não há para onde fugir. Sua única opção é lutar para manter-se vivo, enquanto procura seu irmão.

Isso torna o game uma experiência muito tensa e imersiva, não apenas por sua atmosfera, mas em como utiliza os recursos que fazem do Survival Horror o que ele é de forma bastante purista, sem pegar na mão do jogador, exigindo que você supere os desafios extremos que são colocados em sua frente.

A história do game é pesada, contada principalmente através de notas encontradas nos cenários, como diários, papéis com ordens de comandantes, transcrições de chamadas de rádio e etc. E contém múltiplos finais. Assim, Conscript é um game incrivelmente envolvente e um verdadeiro deleite para qualquer fã dos Survival Horrors dos anos 90.

Gerenciamento de recursos elevado ao extremo

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Conscript é um Survival Horror bem embasado no estilo original desse gênero quando se trata da parte de sobrevivência, pois os recursos aqui são extremamente limitados. O game possui perspectiva isométrica, mais puxada para o top-down, e controlamos André em meio as trincheiras e bunkers do Forte Souville.

Como o forte está sob intenso ataque, após seus soldados defenderem suas posições por semanas, a situação dessas trincheiras já era precária antes mesmo do game começar, o que é deixado bem claro pelas várias notas encontradas, com comandantes e soldados fazendo referências a um pedido de apoio que era esperado para chegar, mas ainda não apareceu. Assim, tudo é escasso aqui: Munições, itens de cura, ferramentas úteis e etc.

Inclusive, o game é tão purista que para salvar seu progresso você precisa de um cartucho de tinta! Mas ao invés de usar uma máquina de escrever, você salva seu progresso escrevendo seu diário nas Save Rooms espalhadas pelo cenário! Em minha jogatina, notei que encontrar cartuchos de tinta é algo bem raro, isso pois decidi já entrar no jogo em uma dificuldade mais elevada. Então, quando jogar, saiba gerenciar muito bem seus itens!

Como munições são extremamente raras, você não pode sair desperdiçando elas. Para evitar isso, você vai encontrar pás e picaretas de guerra, usadas para ataques físicos. Porém, esses itens possuem durabilidade. Quando a durabilidade se esgota, a arma não quebra, mas perde muito de sua eficiência. Assim, você precisa ser inteligente com tudo o que faz. Uma dica que dou é atacar inimigos pelas costas, pois isso os mata instantaneamente.

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

O combate do game, no entanto, é bastante engessado. Assim como nos primeiros Resident Evil, você precisa entrar em posição de ataque, mirar e atacar, seja com armas de fogo ou armas brancas, ficando completamente imóvel. E leva tempo até o retículo de mira diminuir, o que adiciona precisão e dano extra em seu ataque. Essa regra também vale para os inimigos, mas eles são espertos, e conseguem drenar sua barra de vida muito rápido. Assim, os combates poderiam ser um pouco mais refinados, para permitir que o jogador evite dano desnecessário.

Uma outra dificuldade é a barra de stamina, usada para correr e atacar. Ela é drenada em instantes. Assim, lutar contra inimigos usando armas brancas as vezes é muito mais difícil do que precisaria ser, pois André fica cansado, o que lhe impede de atacar mais e o faz correr muito devagar, deixando-o totalmente exposto a ataques. Você precisa sempre ficar de olho em quando e como atacar, bem como ficar de olho se mais inimigos não foram atraídos pelo som da luta. Há ainda um botão de esquiva, que é até útil, mas não muito. Se você esquivar na direção de um inimigo, receberá dano, por exemplo.

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Assim, Conscript resgata a dificuldade de gerenciamento de itens dos Survival Horrors de antigamente de forma excelente, mas peca em seu combate. O combate não é difícil, e com algum tempo você se acostuma, mas é muito mais engessado do que o primeiro Resident Evil, se formos usar uma comparação próxima. A diferença, obviamente, é que não enfrentamos zumbis lentos, e sim humanos que correm e batem com muita força.

Em relação aos itens, é possível comprar munições e outros itens necessários com um mercador, um soldado aliado encontrado nas Save Rooms, que troca itens por cigarros, usados como moeda nesse contexto de guerra. E em minha jogatina, tem sido difícil tentar economizar cigarros para situações de extrema necessidade.

Audiovisual

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial
Quando um game de terror começa com essa frase, a nostalgia vem forte!

Conscript possui um visual bem característico, que me lembra bastante o de games como Fallout 1 e 2, por possuir personagens 3D com um filtro pixelado que os fazem parecer até 2D. Especialmente durante as poucas cutscenes, que mostram apenas cenas de poucos movimentos, muito semelhantes as do primeiro Fallout, de certa forma, ou até mesmo a cutscene de abertura do primeiro Diablo.

Explicar em palavras chega a ser difícil, mas se você jogou os games mencionados acima então deve ter uma ideia do que estou falando. Cenas de resolução bem baixa e pixels gigantes que parecem até adicionar um ar “vintage” em cutscenes em 3D, fazendo-as parecer até cenas de games antigos. Esse é o visual de Conscript, que deixa muito claro que o game não está simplesmente simulando o estilo de antigamente, ele está realmente o recriando.

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Na parte sonora o game é bastante focado na atmosfera, contendo músicas bem feitas, ainda que elas apareçam raramente. Mas toda a ambientação é excelente. A todo momento ouvimos os sons da guerra, sejam ao andar em trincheiras cobertas de lama e detritos, sons de tiros e explosões ao longe, o vendo e o crepitar de metal e madeira em bunkers fechados e, especialmente, nos soldados alemães, falando seu idioma nativo.

O game não possui diálogos com vozes, somente em alguns momentos ouvimos os soldados franceses falando em sua língua nativa, mas toda a aventura é contada por documentos e caixas de diálogo. E, felizmente, Conscript possui localização em português brasileiro em seus menus e legendas! A localização foi muito bem feita, então se você tinha vontade de conferir esse game, mas não entende muito bem de inglês, agora não tem mais desculpas!

Conclusão

Análise Arkade: Conscript leva o Survival Horror clássico para a Primeira Guerra Mundial

Conscript é um game feito para os fãs de Survival Horror que querem sentir novamente a experiência original do gênero, ou pelo menos o mais próximo disso possível. Apesar de não possuir câmeras fixas, todo o resto está aqui: Inventário limitado, recursos escassos, combates que demandam técnica e precisão, e um geral senso de terror e tensão, que não é causado por monstros, mas por soldados inimigos e a miséria da guerra.

Apesar de seu combate engessado, que você pode acabar evitando ao remendar buracos em cercas de arame farpado, diminuindo a quantidade de inimigos numa área, Conscript entrega uma experiência bastante imersiva e cheia de tensão, do jeito que um Survival Horror deve ser! E se você gosta do gênero, com certeza vai gostar desse game!

Conscript está disponível para PC, Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X/S, e Nintendo Switch.

CONSCRIPT está em promoção na Nuuvem, com 11% de desconto!

Aproveite e confira as promoções em games de PC na Nuuvem!

Confira também todas as ofertas em games da Amazon!

E a Mega Oferta da Amazon começa em breve, com promoções exclusiva para membros Prime nos dias 8 e 9 de outubro, com o esquenta começando dia 30 de setembro!

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais