Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

16 de agosto de 2017

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

Os shooters de navinha estão voltando à moda hoje em dia com força total, se é que um dia perderam a força, não é verdade? E Defenders of Ekron, da produtora chilena In Vitro Games chagou trazendo uma muito interessante mistura de estilos para o tradicional Shoot ‘em Up, com exploração, um enredo interessante e até algumas mecânicas de Mega Man!

Então prepare-se para decolar e enfrentar hordas de inimigos nesse divertido game. E confira agora nossa análise completa!

Um planeta inteiro em guerra civil

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

Defenders of Ekron conta a história do planeta altamente tecnológico de Ekron, um mundo com apenas um único continente e unido por um governo tecnocrático. Esse mundo no passado sofreu com muitas guerras entre seus povos, até se tornar um único povo unido, cuja segurança é garantida pela Petra, uma divisão militar que mantém a paz e a ordem no planeta com o uso de Anakims, poderosos mechas e seus talentosos pilotos.

Um desses pilotos é Eneas, o protagonista, um jovem de apenas 16 anos, recém-formado na academia de pilotos da Petra, e que enfim ganhou sua licença oficial e a permissão de ativar o seu Isvará, que é o nome dado à habilidade especial que cada Anakim possui. Mas em seu treino, algo errado acontece, e Eneas não consegue ativar a habilidade de seu Anakim, tornando-se um caso novo e totalmente raro na história do planeta.

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

E bem quando o jovem se forma e começa a atrair olhares por ser um piloto que não consegue usar o Isvará de seu mecha, uma onda de ataques terroristas atinge todo o continente de Ekron, com o surgimento de um grupo formado por antigos criminosos desaparecidos ou dados como mortos a anos, que ressurgiram clamando não serem os terroristas, mas sim aqueles que libertariam Ekron das mentiras e do controle que o governo impõe na população.

Cabe então a Eneas, o único piloto ainda inteiro após os ataques terroristas, a caçar aqueles que estão espalhando destruição pelo planeta e tentar colocar um fim na violência, encarando não só seus inimigos, mas suas razões e os segredos do mundo no processo.

Um Shoot ‘em Up e adventure, com uma pitada de Mega Man

De início, Defenders of Ekron parece um shooter tradicional, aqueles em que sua nave está no fundo da tela voando para cima, com inimigos aparecendo em ondas. Esse é o ritmo do game na maior parte do tempo, porém o game quebra isso em alguns momentos, dado liberdade de movimentação ao jogador para poder explorar os cenários das fases.

A jogabilidade é bem simples, jogando no controle, com o analógico esquerdo você move sua nave, com o direito pode mirar em 360º. Com isso, o objetivo do game consiste em voar e destruir os inimigos que aparecem de todos os lados para te atacar. E nos mapas maiores, explorar, destruir os inimigos e resolver alguns puzzles para seguir em frente. Tudo é bem simples, e o game adiciona um pouco mais de complexidade e variação em seu gameplay com três diferentes recursos: Os Isvarás, o modo de Inspeção e o modo de voo.

O modo Inspeção faz com que Eneas possa escanear inimigos e objetos nos cenários, conseguindo assim informações sobre eles, bem como documentos com informações sobre o mundo do game. Esse é um modo útil para se conhecer melhor a história do game e para descobrir pontos fracos em certos inimigos. O modo de voo transforma seu Anakim em uma nave, podendo voar em alta velocidade pelos cenários, permitindo assim alcançar objetivos mais rápido ou mesmo escapar de inimigos. E por fim, os Isvarás. Eneas é capaz de absorver as habilidades especiais dos chefões do game, bem ao estilo Mega Man.

Além disso, o game ainda conta com seleção de fases, e o uso de diferentes Isvarás faz a diferença contra os chefões, que possuem fraquezas a diferentes tipos de ataques. Além disso, alguns puzzles do jogo se utilizam dessas diferentes habilidades, deixando as coisas um pouco mais divertidas em alguns puzzles, e um pouco irritantes em outros.

Audiovisual

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

Defenders of Ekron possui um visual simples, mas bem feito. Os Anakims e naves inimigas são bem desenhados e variados, com pouca repetição de inimigos pelas fases. Os cenários e personagens são todos feitos em arte digital, alguns com visuais muitos bons, mas outros nem tanto. O destaque fica para os cenários com visuais tecnológicos, como cidades, laboratórios e o interior de fortalezas.

O game possui poucos personagens, sendo que apenas os principais podemos ter uma boa visão de seus rostos, como Eneas, Sloan Iria, que possuem visuais bem desenhados, assim como os inimigos, que possuem visuais muito bons, apesar de só podermos ver suas imagens reduzidas em janelas de diálogo.

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

A trilha sonora do game é muito boa, embalada e divertida, como tem que ser para um bom Shoot ‘em Up. O game ainda permite que você escute a todas as músicas livremente no quarto de Eneas, que é o lugar em que o jogador pode salvar o jogo e ler os documentos e informações escaneadas pelas fases. A cada novo chefão derrotado, sua música tema é liberada para ser ouvida, e as músicas dos chefes são sem dúvida as melhores do game.

Conclusão

Análise Arkade: pilote seu poderoso Mecha e salve seu planeta em Defenders of Ekron

Defenders of Ekron é um shooter muito divertido, que combina diferentes ideias em uma só e entrega uma experiência divertida e envolvente. Infelizmente, o game possui muitos problemas de desempenho, que fazem com que o game sofra crashes constantes. Os crashes podem acontecer a qualquer momento, e sem razão aparente. Durante minhas jogatinas, o game chegava a sofrer erro crítico ao matar um boss com uma arma específica, ao abrir certos menus, ou aleatoriamente, sem fazer nada em específico. Além disso, há um erro em que sua nave simplesmente desaparece, e o game continua rodando, mas não aceita nenhum comando, sendo preciso fechá-lo manualmente e reabri-lo.

Esses erros precisam ser corrigidos o quanto antes com patches e atualizações, pois esse é um game realmente divertido e que vale a pena ser jogado. Sua duração é curta, com poucas missões até se chegar na batalha final, que termina com um final aberto, revelando um dos mistérios do game, mas deixando todas as outras questões levantadas sem respostas. Por um lado, isso indica que uma continuação deve ser lançada no futuro, mas por outro lado, um pouco mais de explicação teria tornado a experiência mais enriquecedora.

Defenders of Ekron foi lançado ontem, no dia 15 de agosto, com versões para PC Playstation 4. Infelizmente o game não possui tradução para português. Mas se você não entende de inglês, pode tentar arranhar no espanhol!

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais