Análise Arkade: Salvando seus arquivos (e saves) excluídos com o EaseUS Data Recovery Wizard
Aqui no Arkade você já está acostumado a salvar o mundo, princesas e seja lá o que for, através de aventuras disponíveis em vários games. Mas, e quando o seu querido save vai embora, quem irá salvá-lo? Hoje iremos falar de um software que promete salvar a sua vida, o software de recuperação de dados EaseUS Data Recovery Wizard.
O software, desenvolvido pela EaseUS Software, promete recuperar dados perdidos no HD de seu computador, ou de qualquer outro dispositivo conectado, seja um HD externo, pendrive ou cartão SD. Ou seja, além de poder recuperar seus arquivos de trabalho, também serve para recuperar saves de games perdidos no PC.
De acordo com a EaseUS, o software garante, em simples passos, que arquivos apagados acidentalmente da lixeira, cópias erradas, ou fotos excluídas de uma câmera possam ser examinadas em etapas muito simples: basta digitalizar o disco em questão, ver o que foi perdido, e a partir da análise, recuperar o que foi perdido.
Como funiciona um software de recuperação de dados?
O software funciona, basicamente, da seguinte maneira: arquivos excluídos não são, de fato, excluídos. No caso do esvaziar de uma lixeira, o sistema de arquivos de seu computador remove é o caminho para acessá-lo, dando o espaço para serem usados no futuro. O próximo arquivo que usar este espaço, será gravado por cima do outro, e assim vai acontecendo, durante toda a vida útil do disco.
Isso acontece para que o sistema trabalhe de maneira mais rápida. Remover o endereçamento do arquivo e deixá-lo disponível é muito mais prático e rápido do que excluir todos os dados. Pense da seguinte maneira: excluir um arquivo de 10GB de seu computador, da forma atual, acontece em pouco tempo, enquanto, se ele fosse excluído “de verdade”, o sistema teria que escrever 10GB de dados, o que demoraria muito mais.
Neste processo de “entra e sai” de arquivos, as partes do arquivo excluído podem durar anos no disco, como podem durar apenas algumas horas. Para isso, agir rapidamente na tentativa de recuperação é fundamental. Em outras palavras: quando se deu a falta do arquivo, a busca pela recuperação deve ser imediata.
Usando o EaseUS Data Recovery Wizard
Como prometido, usar o programa é bem simples. Ao abrí-lo, ele irá reconhecer os discos conectados, seja o que está instalado o sistema, ou os outros que você conectou. Para discos de sistema, o software irá te instruir como fazê-lo da melhor maneira, enquanto os outros discos começam a ser digitalizados instantaneamente.
Após selecionar o botão digitalizar, o software começará a varredura, enquanto te mostra o número de arquivos selecionados e o tempo restante. É claro que neste caso, tanto os arquivos quanto o tempo irão variar, pelo seu uso e tamanho do dispositivo. Varredura feita, hora de recuperar o que foi encontrado.
O software, que de acordo com o fabricante, recupera arquivos excluídos, de discos formatados, em RAW, partições perdidas, atualizações erradas e discos que contam com problemas, se mostrou bem eficaz. Testei com discos, pendrives e cartões de memória, e, mesmo o meu cartão, já bastante surrado, conseguiu recuperar a metade dos arquivos. Vale lembrar que o estado do dispositivo o qual quer recuperar influencia no resultado.
Os arquivos recuperados podem ser avaliados antes, no próprio software, ou depois, nas pastas as quais eles vão sendo alocados, divididos por partição e formato. A partir dali, você pode colocar os arquivos em seus devidos lugares, salvando, literalmente, a sua vida. Especialmente se estivermos falando de um trabalho de faculdade, ou daquele save game de 200 horas de The Witcher 3.
A versão que utilizei foi a EaseUS Data Recovery Wizard for Mac, mas o funcionamento é o mesmo para Windows. Como foi dito, é possível utilizá-lo para recuperar arquivos de seu disco rígido, e de outros dispositivos que estão conectados ao seu computador, além de contar com suporte técnico e atualizações constantes. Há uma versão gratuita, mas com limitação de 2GB. As pagas são ilimitadas.