Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands – Escape Plan Bravo (S1-E4)

30 de agosto de 2015

Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands - Escape Plan Bravo (S1-E4)

Estamos chegando na reta final do excelente Tales from the Borderlands e agora você pode conferir a nossa resenha do quarto episódio, Escape Plan Bravo.

Enquanto Catch a Ride se tornou o episódio de grandes revelações, Escape Plan Bravo fecha algumas portas e te coloca em um cenário menor mas com um foco claro do que irá fazer na duração do episódio, algo totalmente esperado após os eventos que o antecedem, restringindo algumas opções dos nossos protagonistas.

Mas antes de falar entrar na discussão, fica o aviso de spoilers pela discussão sobre Escape Plan Bravo que deve abordar alguns momentos que aconteceram nos episódios anteriores. E se ainda está em dúvida, leia as nossas análises de tudo que já aconteceu em Tales from the Borderlands:

Episódio 1: Zer0 Sum

Episódio 2: Atlas Mugged

Episódio 3: Catch a Ride

Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands - Escape Plan Bravo (S1-E4)

VOLTANDO AO FOCO INICIAL

Uma das mudanças mais notáveis em Escape Plan Bravo é como o jogo te guia mais do que o acostumado. Não que isto seja um problema, a Telltale Games sempre foi nesta direção ao desenvolver os seus jogos, focando em uma experiência narrativa adicionada a algumas escolhas que sutilmente mudam o resultado de futuros acontecimentos, mas em Escape Plan Bravo existe um processo sistematizado de acontecimentos envolvendo a procura do último pedaço de tecnologia para Gortys.

Escape Plan Bravo é bastante ágil para mostrar este processo, primeiramente precisamos encontrar alguma forma de ir para a estação espacial da Hyperion e logo depois conseguir a peça para Gortys em uma missão que requer muita furtividade e esperteza dos envolvidos.

Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands - Escape Plan Bravo (S1-E4)

Logo no começo, a Telltale traz alguns dos momentos mais hilários da série inteira, a construção do plano para chegar até a estação espacial é divertida e o carisma de cada um dos personagens — principalmente dos protagonistas e de Scooter — se destacam mais ainda. Um dos melhores elementos que Tales from the Borderlands tem em comparação a outros jogos (incluindo os dela mesmos) é a camaradagem e a sensação de que os personagens se importam um com outro, da mesma forma que o estúdio conseguiu fazer em The Walking Dead com Lee e Clementine, e em The Wolf Among Us com Bigby Wolf e Snow White.

BACK TO THE TOP

A missão continua e rapidamente ganha a urgência e seriedade que tanto precisava, mantendo um peso significativo nas costas dos personagens sobre o quão importante toda a situação está se tornando, o que inclui um momento tocante que eleva a qualidade de Tales from the Borderlands e traz todas as lágrimas que a Telltale Games gosta tanto de nos tirar com seus jogos.

Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands - Escape Plan Bravo (S1-E4)

A segunda parte do episódio mantém o nível de excelência e alterna entre momentos mais tensos e extremamente engraçados, incluindo uma “batalha” muito bem construída que vai desenvolvendo no decorrer da missão e faz uso de um humor bastante non-sense que se encaixa perfeitamente no clima do episódio.

Na verdade todos os personagens — protagonistas e coadjuvantes — fizeram um trabalho esplêndido com o que tinham em mãos. Escape Plan Bravo tem um foco maior na relação entre Rhys e Handsome Jack e por isso alguns personagens já estabelecidos na série perderam um pouco de espaço, mas surpreendentemente isso não os diminui, as poucas falas de Gortys adicionam sutis momentos hilários para a trama, o sarcasmo de Fiona continua afiado como nunca, o humor depreciativo de Scooter intensifica a sua personalidade e praticamente todas as cenas envolvendo interações com inimigos se tornam extremamente divertidas.

CONCLUSÃO

Análise Arkade: Para o espaço e além em Tales from the Borderlands - Escape Plan Bravo (S1-E4)

Escape Plan Bravo é o momento mais alto de Tales from the Borderlands e um dos melhores episódios que a Telltale Games já desenvolveu até hoje em sua carreira, o balanço entre humor e tensão se mantém, além de apresentar um caminho claro para o último e definitivo episódio.

O desfecho de Escape Plan Bravo nos faz perceber que Tales from the Borderlands é importante para o universo de Borderlands, que será abalado e servirá como um guia para futuros títulos da série. Mas o importante é que Tales from the Borderlands está se tornando uma das melhores experiências de 2015 e o quinto episódio tem tudo para finalizar mais uma série da Telltale Games com competência e perfeição.

Tales from the Borderlands – Episode 4: Escape Plan Bravo está disponível para o PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e nos dispositivos móveis iOS e Android.

Henrique Gonçalves

Mais Matérias de Henrique

Comente nas redes sociais