Análise Arkade – A festa da criatividade começou com Sackboy e seus novos amigos em LittleBigPlanet 3

3 de dezembro de 2014

Análise Arkade - A festa da criatividade começou com Sackboy e seus novos amigos em LittleBigPlanet 3

Sackboy está de volta, e dessa vez com novos amigos para novas aventuras onde a imaginação é quem faz as regras, e você é quem comanda a imaginação!

LittleBigPlanet 3 foi um dos grandes anúncios do ano para os jogadores de Playstation. Como importante mudança, sai a Media Molecule e entra a competente Sumo Digital, que fez todo o game com o apoio da criadora original da série. Mas o incrivelmente pequeno e gigante mundo criado pela Media Molecule nos jogos passados se uniu em apenas um jogo, contando com toneladas de novos recursos de criação para tornar o que já era bom em algo muito mais grandioso, e bota grandioso nisso!

A PEQUENA GRANDE AVENTURA

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Se você já jogou algum LittleBigPlanet, então se sentirá em casa. Tudo permanece da mesma forma como em seus primórdios. O jogador controla seu próprio Sackboy que dentro de seu pod tem o poder de acessar o modo aventura do game, ou explorar o vasto mundo online. E a aventura dessa vez toma proporções maiores do que jamais visto.

Após ser reapresentado ao jogador, o Sackboy é misteriosamente transportado para o planeta Bunkum por Newton, um pequeno homem-lâmpada bem trajado e dublado por ninguém menos que Hugh Laurie, o eterno Dr. House da série de TV. Newton trás o famoso boneco de pano para ajudá-lo com um enorme problema. No passado, três Titãs apareceram e começaram a devorar toda a força da imaginação de Bunkum, tornando-se mais e mais fortes, porém acabando com o planeta e amaçando a vida em toda a Imagisphere (O universo do game). Porém três heróis os derrotaram e os prenderam numa lata, evitando a destruição total que o próprio Newton deseja causar.

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Esses heróis são OddSock, Toggle Swoop. A missão de Sackboy é acordar os três heróis que passaram a viver em seus respectivos templos e mais uma vez salvar Bunkum dos Titãs. Libertando cada um dos personagens podemos jogar com eles, e ter uma bem-vinda variada no gameplay, além dos novos recursos apresentados.

OS TRÊS HERÓIS

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OddSock, Toggle Swoop, os três novos personagens do game trazem uma divertida variedade no gameplay de LittleBigPlanet 3. OddSock é o especialista em corridas. Por caminhar em quatro patas, ele tem mais velocidade que os outros personagens, e pode pular maiores distâncias, bem como correr nas paredes e pular e deslizar entre paredes, ao melhor estilo walljump da série Megaman X. 

Toggle é ao mesmo tempo o maior e o menor personagem do quarteto. Ele possui a habilidade de mudar de tamanho, o que o torna dois personagens em um: ao apertar de um botão, ele pode mudar de forma, o Toggle grande é lento, porém pesado e mais forte, podendo afundar em áreas com água e puxar e empurrar grandes objetos. E a versão pequena de Toggle é mais rápida, pode pular mais longe, passar por pequenas aberturas e inclusive caminhar sobre a água devido a seu baixo peso. A combinação de ambas as formas é bem aproveitada nos puzzles do game.

Por fim temos Swoop, o pássaro. Ele pode voar livremente pelos cenários, e planar em alta velocidade realizando manobras rápidas e precisas. Ele também tem a habilidade de carregar objetos durante o voo, incluindo outros jogadores, o que é uma boa estratégia para ajudar jogadores que ficaram pra trás ou em situações de perigo.

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Meu singelo e humilde pod (antes de receber mais decorações)

Um ponto negativo no entanto é que esses novos personagens são muito mal aproveitados na aventura. Existindo muito poucas fases para jogarmos com cada um. Pois não é possível alternar entre personagens livremente (exceto em seu próprio pod), já que durante a aventura só é possível alternar entre um personagem por vez nas cabines de troca de personagem. Só é possível jogar com cada personagem na respectiva área onde eles são encontrados. Dessa forma, em 90% da aventura controlamos Sackboy, e por pouquíssimo tempo controlamos os outros personagens. Felizmente, os jogadores tem liberdade para permitir que os personagens sejam usados com mais liberdade em suas fases, se assim desejarem, mas não deixa de ser um mal-aproveitamento dos mesmos pela produtora do game.

NOVOS ITENS E NOVAS QUESTS

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A aventura trouxe novos recursos muito interessantes ao game, que aumentam as possibilidades de criação ao jogador. Entre as novidades, possuímos o Sackpocket, um novo menu de equipamentos para o Sackboy, ao apertão o botão O, abrimos um menu semelhante ao menu Pop-it com todos os recursos de criação e customização do game. Nesse menu de equipamentos, temos seis ferramentas inéditas, que dão diferentes poderes ao Sackboy.

Entre as ferramentas temos: O Pumpinator, uma pistola que pode tanto soprar quanto sugar ar. Empurrando e puxando objetos te acordo com a necessidade. A Blink Ball atira bolas que ao atingirem um elemento específico dos cenários teletransporta o Sackboy até esse local. O Illuminator é uma lanterna que ao iluminar pinturas brilhantes, faz com que elas se movam e liberem bolhas de itens. O Hook Hat é um capacete de motociclista que pode se prender em trilhos suspensos, permitindo que o Sackboy deslize através deles pelo capacete. E por fim temos as Boost Boots, que como o nome já diz, dão um boost de velocidade, para qualquer direção que o jogador apontar, permitindo até mesmo que Sackboy alcance altas plataformas que não poderia alcançar normalmente.

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A progressão da aventura recebeu uma interessante repaginada. A aventura toda está dividida em três livros, cada um representando uma região de Bunkum. A primeira região, Manglewood é toda inspirada no Rock dos anos 50. Com Milk Shakes, lanchonetes, bottons e vários outros objetos que remetem ao período, além obviamente das divertidas músicas. Sem contar nosso anfitrião no local, um homem rolo de filme com um topete feito de filme de máquina fotográfica (lembra?) e estilo Elvis Presley chamado Marlon Random (sacou a piadinha no nome?). A segunda região é The Ziggurat, inspirada nas áreas gélidas da Rússia, com as tradicionais bonecas Matrioshka, dança cossaca (aquela que o Zangief dança com o Gorbachev) e até mesmo Yetis. E por fim, temos a região de Bunkum Lagoon, inspirado na frança do fim do século XIX, época da criação do famosos cabaré Moulin Rouge e dos bailes de máscara.

A novidade é que cada uma dessas três áreas possui um level central, uma espécie de hub que conecta todas as fases. Lembra-se dos games do Spyro the dragon na época do PS1? Com enormes fases contendo vários portais para várias outras “sub-fases”? Aqui funciona da mesma forma. Nessas áreas é possível coletar itens, e até mesmo dinheiro do jogo para comprar roupas para todos os quatro personagens na lojinha de cada um. E o mais interessante: Cada uma dessas fases possui seu próprio conjuntos de quests. Para acessá-las. Basta segurar triângulo que o menu Organizertron irá se abrir. Nele, é mostrado todas as quests disponíveis e o que é necessário para terminar cada uma. O jogador pode marcá-las, e o game irá indicar com ícones a localização de cada quest.

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Além disso, cada área possui sidequests! Elas se tornam visíveis no Organizetron após encontrá-las e aceitar suas missões, que podem ser feitas a qualquer momento, e envolvem divertidas tarefas. Como criar um carro de corrida com o que você tem disponível e vencer seu desafiante. Treinar sua habilidade com cada personagem, e até mesmo apaziguar um enorme urso irritado por seu dono ter colocado a música errada para ele dançar. Variedade é o que manda! A aventura é curta, Um jogador dedicado poderia terminar tudo em pouco tempo, porém existem sidequests que só podem ser jogadas na companhia de outros jogadores, incentivando a jogatina multiplayer e o trabalho de equipe.

E para fechar cada uma das áreas, existem as divertidas boss battles! Batalhas contra monstros que utilizam o próprio cenário contra o jogador, em divertidas sequências ao bom estilo plataforma, que utilizam bem as habilidades tanto do Sackboy quanto de OddSock, Toggle e Swoop.

DANDO LUZ A IMAGINAÇÃO E CRIANDO SUAS PRÓPRIAS AVENTURAS

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Criar e compartilhar suas próprias fases sempre foi o objetivo principal da série LittleBigPlanet, e desa vez, o game permite criar coisas ainda mais surpreendentes. E o melhor de tudo, todo o conteúdo criado desde o primeiro LBP está disponível para todos. Mais de 9 milhões de criações de jogadores disponíveis para se jogar quando bem entender. Incluindo conteúdos de DLC dos jogos passados, como roupas, aventuras, pacotes. Tudo, absolutamente tudo. E o melhor, você pode importar todo o seu próprio conteúdo de LittleBigPlanet 1 e para o novo game. Todas as suas roupas, sua lista inteira de fases marcadas como favoritas, todas as fases que você próprio criou. Nada foi perdido.

O método de criação de fases mantém-se o mesmo desde a primeira versão do game. Cada jogador possui sua própria Lua e seu próprio Planeta Terra. A Lua é onde você criará suas fases, usando toda a sua criatividade. Seja uma fase de luta, tiro, corrida, sobrevivência, puzzle, ação, terror, luta de robôs gigantes, corrida de dinossauros, basta deixar que sua imaginação trabalhe livre. E agora, você pode criar aventuras completas, ao mesmo estilo das fases do modo aventura do game! Criando uma fase da forma que você desejar, ao colocar o elemento de fim de fase, você pode linkar sua fase a outra, e mais outra, e criar aventuras inteiras. Quando você publicar suas fases, elas aparecerão em  seu Planeta Terra, disponível para todos os jogadores do mundo.

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O game possui um modo tutorial, com várias fases que te ensinarão de maneira fácil e divertida a usar os novos recursos do game. Criar máquinas funcionais, armadilhas, plataformas móveis, bem como programar os Sackbots a fazerem o que você desejar. E a criação de fases agora supera todos os seus limites passados. LittleBigPlanet é uma série de progressão lateral, com camadas de cenário que vem pra frente e pra trás. O jogador tem a sua disposição 16 camadas por fase, aumentando muito a profundidade e tamanho dos cenários. Sendo ainda possível criar fases totalmente 3D com visão seguindo o jogador, por cima do cenário, isométrica, e etc. Todos os recursos de criação de LBP1 e estão disponíveis logo de cara!

E quem estiver jogando a versão de Playstation 4 ainda possui um recurso exclusivo, através do botão share do Dualshock 4, os jogadores podem gravar videos, editá-los e transformá-los em trailers para suas próprias fases. Os trailers ficam disponíveis para serem assistidos tanto por jogadores de PS3 quanto de PS4.

A HORA DE (TENTAR) REUNIR OS AMIGOS

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Um problema encontrado tanto no PS3 quanto no PS4 é o fato de se conectar com amigos ou outros jogadores. Enquanto publicar fases e aventuras completas e baixar itens é uma tarefa rápida e fácil, conectar-se com outros jogadores é uma tarefa das mais árduas.

Ao entrar numa fase, o game nos avisa que há outros jogadores nessa mesma fase jogando online e se desejamos nos conectar a eles. Escolhendo a opção de se conectar, o game tentará conectar os servidores e colocar os jogadores juntos, mas na grande maioria das vezes acaba falhando. Nas tentativas que realizei em meu PlayStation 3, somente uma única vez tive uma conexão boa bom outro jogador: durante uma boss battle com ambos controlando OddSock. Ao fim da batalha, no entanto, voltamos a fase “hub” do local, o jogador ainda estava conectado comigo, e um imenso lag tomou conta.

Tornava-se praticamente impossível até mesmo caminhar e assim que o jogador apareceu na tela (após uma grande demora), instantes depois nossa conexão caiu. Curiosamente, quando o mesmo jogador visitou meu pod, nenhum tipo de lag foi encontrado, da mesma forma que durante a boss battle. Uma pena que o recurso multiplayer do game, uma de suas maiores atrações esteja sofrendo com essas falhas, mas esperamos que alguma futura atualização resolva esses problemas.

DETALHES TÉCNICOS

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Meu time de personagens devidamente trajados (Sim, é a fantasia de Old Snake no Sackboy!)

Graficamente, LittleBigPlanet 3 possui o mesmo visual de seu primeiro game, com melhoras graduais nos gráficos de uma sequência para a outra, mas sem nenhuma diferença drástica. No Playstation 4 a qualidade gráfica é obviamente maior, com mais refinamento nos objetos e mais detalhes nos personagens, fazendo por exemplo o Sackboy parecer um boneco de pano ainda mais real. A trilha sonora é divertida e bem variada, cada fase possui seu próprio tema, que combina com o estilo de cada fase, seja ela mais tecnológica, “agressiva” ou mais tranquila.

No gameplay, deixando de lado os novos poderes e habilidades de cada personagem, Sackboy ainda se movimenta de maneira imprecisa, as vezes ficando preso em pequenos degraus no cenário, e com uma leve dificuldade para controlar seu pouso após pulos altos. Uma melhora nesse sistema seria ótimo para o controle do personagem, evitando por vezes cair numa armadilha por errar por muito pouco o local do pouso.

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O game tem recebido críticas por bugs que travam o game por completo, o que torna necessário reiniciar o game, ou as vezes o próprio console. Encontrei esse erro na importação de conteúdo dos LBPs passados. Na primeira vez que joguei, o game durante sua instalação identificou que eu possuía conteúdo que podia ser importado e perguntou se eu já queria fazer isso. E assim, tudo foi importado na etapa de instalação. No entanto, o game também permite que o mesmo seja feito nas configurações do menu de pausa. Ao fazer isso (já com o conteúdo importado), o game travava ao tentar identificar minha conta no jogo, e era necessário reiniciar meu PS3 para voltar a jogar. Vez ou outra ocorriam lags na transição entre fases, me fazendo acreditar que o game havia travado, mas era na verdade um loading excessivamente demorado.

Acessando o site LBP.me enquanto joga, você poderá ter acesso a várias funções extras, como iniciar fases através de seu computador ou celular e jogá-las em seu console. Explica os recursos de criação em tempo real enquanto você usa, entre outras coisas.

CONCLUSÃO

Se você é fã de LittleBigPlanet e principalmente se você é fã de criar jogos e tem muita criatividade, esse é um jogo obrigatório para você. As possibilidades de criação são praticamente infinitas, e a diversão gerada pelos próprios jogadores é inacreditável. Apesar do modo Aventura ser curta, o jogador pode ter intermináveis horas de diversão nas fases e aventuras criadas pela comunidade de jogadores. E, se conseguir, pode reunir os amigos para uma divertidíssima jogatina online.

Apesar de alguns deslizes, a Sumo Digital conseguiu expandir o já imenso mundo de LittleBigPlanet a níveis astronônicos!

LittleBigPlanet 3 foi lançado no dia 18 de Novembro, exclusivamente para o Playstation 3 Playstation 4.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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