Análise Arkade: Just a To the Moon Series Beach Episode é o prelúdio de mais emoções
To the Moon ganhou um novo game em 2024, trazendo uma premissa diferente de seus anteriores, mas nem por isso sendo menos emocionante. Mas, neste caso, preparando o terreno para ainda mais emoções que estão por vir! Então, vamos conferir nossa análise do game!
Um “tranquilo” dia de férias na praia
Just a To the Moon Series Beach Episode é, literalmente, o episódio de praia da série To the Moon. Dessa vez a história não acompanha as memórias de um dos clientes da Sigmund Corp, a empresa que trabalha com fabricação de memórias para pessoas prestes a morrerem. Dessa vez, acompanhamos os funcionários da empresa em suas férias… de apenas um dia!
O game traz os protagonistas Eva Rosalene e Neil Watts acompanhados de Roxanne Winters e Robert Lin em uma viagem para a praia. Dessa vez, não visitamos nenhuma memória ou solucionamos puzzles para coletar orbes de memória e seguir em frente. Apenas curtimos a paisagem e participamos de atividades divertidas!
Basicamente, o game segue a estrutura de horários. Você tem apenas um dia para curtir tudo o que puder, de manhã até a noite. Entre as atividades que você pode realizar estão comer em um restaurante, visitar o farol local, praticar esportes radicais na praia e curtir no hotel da lagosta dourada.
Assim, Just a To the Moon Series Beach Episode é um dos games mais simples da série. Porém, ele é o mais complexo em termos de história, pois esse não é um episódio de começo meio e fim. Trata-se do prelúdio do que ainda está por vir!
Um episódio no estilo de A Bird Story
A Bird Story é um game bem curtinho da série To the Moon que serve de introdução para Finding Paradise. Just a To the Moon Beach Episode tem o mesmo estilo, mas é um pouquinho maior e com mais interatividade.
Não comentarei nada sobre a história do game aqui, pois é impossível fazer isso sem soltar nenhum spoiler. Direi apenas de o game escode muito mais do que aparenta quando você começa a jogar. E assim como em todos os games da série, seu gameplay é secundário, pois a história que quer contar é que carrega suas verdadeiras qualidades.
Enquanto jogamos, no estilo clássico de point & click, podemos interagir e conversar com personagens, interagir com objetos e, o mais legal do game, participar de disputas com pranchas de surf motorizadas. Esse modo de jogo é bem legal, com você escolhendo qual personagem quer controlar e disputando contra os outros três para ver quem consegue coletar mais lagostas douradas, que são jogadas no mar por uma lancha navegando na frente dos personagens. Fora essa parte das pranchas motorizadas, o game segue como sempre, com o jogador explorando os cenários e conversando com personagens para prosseguir na história.
A história, porém, é o grande ponto aqui. Desde que o game se inicia já deixa pistas de que há algo acontecendo, até que você finalmente desvenda tudo e entende a razão para tudo o que está acontecendo.
Just a To the Moon Beach Episode é bem curtinho em relação aos outros games da série, e isso é proposital, pois esse game serve para nos preparar para uma verdadeira surra emocional que o próximo game da série com certeza trará. Assim, Esse game não chega a ser tão emocionante quanto os anteriores, oferecendo mais cenas de comédia. Mas quando enfim explora a emoção de seus personagens, a coisa fica poderosa.
Inclusive, esse game traz diversas ligações com todos os outros games da série, de uma forma bem na cara, para deixar o jogador com a pulga atrás da orelha para entender o que está acontecendo. E quando você entende, tudo faz sentido. O game tem conexão direta especialmente com Impostor Factory, último game da série, lançado em 2021. Então se você acompanha a série, vai perceber logo de cara as pistas deixadas aqui.
Por enquanto é só
Como Just a To the Moon Series Beach Episode é um game curtinho, essa análise acabou sendo curta também. Até porque é difícil falar muito sobre sua história sem soltar nenhum spoiler, o que simplesmente arruinaria a experiência como um todo.
Como toda a série, esse é um game que precisa ser jogado para que sua mensagem seja totalmente absorvida. Pois, como já disse algumas vezes, essa é só a introdução para outra história ainda maior, que espero que não demore muito para ser lançada!
Até sua sequência ser lançada, fico por aqui com essa pequena análise. Em resumo, se você gosta da série To the Moon então com certeza vai jogar o episódio de praia em algum momento. Se você nunca jogou a série, esse episódio não fará sentido, pois faz muitas conexões com seus antecessores. Além disso, a história de Eva e Rosalene, os protagonistas da série, foi até então contada de forma secundária a cada game. Mas agora, finalmente, eles são os protagonistas!
Just a To the Moon Series Beach Episode está disponível para PC via Steam.
Confira todas as ofertas em games da Amazon!
E confira as promoções em games de PC na Nuuvem!