Análise Arkade – Life is Strange: True Colors Wavelenghts (DLC)
Life is Strange: True Colors contou a história de Alex Chen, desde sua chegada à cidade de Haven Springs, passando a perda de seu irmão e os relacionamentos que fez com as pessoas que vivem nessa pequena cidade. E uma das mais importantes dessas pessoas é Steph Gingrich, que agora protagoniza sua própria história na DLC Wavelenghts!
Vamos ver então como é essa história extra e como é a vida de Steph em Haven Springs, numa estrutura bem diferente, mas não menos interessante!
De Arcadia Bay para Haven Springs
Steph Gingrich é uma personagem já das antigas na série Life is Strange, aparecendo no game Before the Storm, que contava a história de Chloe Price e Rachel Amber antes dos eventos do primeiro game.
A primeira coisa importante dessa DLC é que antes de começá-la você deve escolher qual dos dois finais do primeiro Life is Strange aconteceu, e essa decisão tem uma pequena, mas significativa importância nessa DLC.
A história acompanha Steph no seu primeiro dia de trabalho como DJ da rádio local de Haven Springs, após uma sequência de eventos infelizes que fizeram com que Steph chegasse e permanecesse na cidade (Tudo isso é mostrado em True Colors). Diferente do game base, essa DLC é se passa inteiramente dentro da loja de discos e cabine de DJ em que Steph trabalha, acompanhando sua vida nessa cidade nova ao longo de 1 ano inteiro, com cada cena mostrando um dia de cada estação do ano.
Acompanhamos então seu dia a dia em seu emprego, cuidando da rádio, organizando a loja de discos e principalmente lidando com seus problemas pessoais, desde seus relacionamentos com amigos, o fim de um namoro, lembranças de Arcadia Bay, sua parte geek como mestra de RPG de mesa e até mesmo a vida amorosa dela dentro de um app de relacionamento!
RPG, App de relacionamento e vidente de rádio
Wavelenghts mostra de forma muito divertida e interessante três “facetas” de Steph, a começar por suas tentativas e encontrar alguém novo em um app de relacionamento. Steph é assumidamente parte da comunidade LGBTQ+, e criou um perfil nesse app em busca de alguém interessante do sexo feminino.
A cada dia apresentado nessa história, podemos pegar o celular de Steph e dar uns likes em algumas mulheres, recebendo alguns matchs em retorno. Cada uma dessas personagens são diferentes entre si, em personalidades, gostos e etc. E dependendo dos likes e respostas que você der, poderá conseguir alguns dates.
Toda essa parte de relacionamento fica somente nas mensagens de texto do app. Não chegamos a ver efetivamente essas personagens, mas a interação através dessas mensagens é bem interessante de acompanhar, dos matchs que deram certo, até aqueles que foram bem ruins. Tudo isso apresenta de forma mais aprofundada a personalidade de Steph, em especial seus medos e inseguranças relacionadas a sua vida e consequentemente a relacionamentos (lembrando que Steph é uma das opções de romance de True Colors!).
Já em seu trabalho de rádio, ela tem como função ler anúncios ao vivo, tocar músicas e atender ouvintes. Essa parte é a mais comum da DLC, você deverá ler os anúncios seguindo instruções, como falar de coisas específicas, evitar falar de outras e etc. E na parte de atender ouvintes, Steph dá uma de vidente tentando prever o futuro de quem ligar para a rádio. E a forma que ela faz isso é através de seu fiel d20, seu dado de RPG.
Ao atender um ouvinte e ouvir seu caso, ela jogará o dado. Se o resultado for 10 ou menos, significa que o futuro será ruim. Se for de 11 a 20, então o prognóstico é positivo. A partir daí, cabe ao jogador interpretar essa “leitura do futuro” e dar sua previsão de acordo com o que acha que será melhor para o ouvinte.
E, além disso, Steph, sendo uma mestra de RPG, deve planejar sua campanha para um de seus amigos. Apesar dessa ser uma parte pequena em termos de gameplay, é de imensa importância para o desenvolvimento e história de Steph.
E assim como no game base, em Wavelenghts música é um tema muito importante. A DLC conta com várias músicas licenciadas de bandas bastante conhecidas e principalmente outras do cenário independente. O fato é que em termos de música, essa DLC não deixa nem um pouco a desejar.
Há, no entanto, um bug relacionado às músicas na DLC. Uma parte importante dessa história é que Steph está compondo uma música autoral, que podemos ouvir para acompanhar seu progresso. Em certos trechos, não há música tocando, a menos que coloquemos algo para tocar, mas em outros há músicas para preencher o ambiente. As vezes rola uma confusão que faz com que essa música ambiente continue tocando quando não deveria, mesmo por cima de outras músicas.
Conclusão
Wavelenghts tem uma estrutura bem diferente de Life is Strange: True Colors, ambientado em apenas um cenário fechado e 100% focado em Steph Gingrish. Por conta disso, tem duração bastante reduzida, porém, creio que seu tamanho seja o equivalente a dois ou talvez três episódios completos de True Colors.
Uso como comparação o fato de que, apesar de termos mais liberdade de movimento e exploração em True Colors, cada capítulo tem uma duração relativamente pequena, não demorando muito para avançar a história quando você interage com os eventos principais.
Apesar dessas diferenças mecânicas e narrativas, Wavelenghts apresenta uma história muito emocionante e cativante, principalmente graças a Steph, que é uma personagem muito carismática. Além disso, as ligações diretas com os eventos do primeiro Life is Strange (Levando em conta qual dos dois finais do game você escolherá como ponto de partida), tornam essa história ainda mais interessante, principalmente (e obviamente) para quem acompanha a série desde o começo.
Se você é fã de Life is Strange, e se gostou de True Colors, então Wavelenghts é uma história obrigatória para se acompanhar!
Wavelenghts está disponível na versão deluxe de Life is Strange: True Colors, sendo vendido separadamente através do upgrade para essa versão (infelizmente o game e a expansão tem um preço salgado dependendo da plataforma). O game e a DLC estão disponíveis para PC, Playstaton 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X e Nintendo Switch.